Cartao de Credito

Como Fazer uma TED na Caixa Econômica?

A Transferência Eletrônica Disponível, conhecida pela sigla TED, acaba de passar por mudanças. A partir de janeiro de 2016, os os usuários dos serviços bancários poderão enviar valores para outros bancos por meio da TED sem limite mínimo. Assim, qualquer transferência entre instituições diferentes pode ser realizada sem passar pela compensação bancária, já que a TED é feita de forma eletrônica (diferentemente do DOC).

Na prática, isso significa que a TED se tornou um serviço mais acessível para todo os brasileiros, pois não existe mais um valor mínimo para uso do recurso. No entanto, os bancos ainda podem dificultar um pouco a transferência.

Ontem, passei por uma experiência um tanto quanto complicada na Caixa Econômica Federal, que gostaria de compartilhar com nossos leitores. Minha mãe, que tem conta na CAIXA, precisava transferir dinheiro para o meu irmão, correntista do Itaú. Na hora sugeri a TED, porque ele precisava que o valor caísse em sua conta no mesmo dia.

Como meus pais moram em um sítio na zona rural, precisamos fazer uma pequena viagem até João Monlevade, Minas Gerais, onde havia uma agência da Caixa Econômica. Chegando lá, a agência estava simplesmente lotada e consideramos que o melhor era usar os caixas eletrônicos da sala de atendimento. E foram aí que começaram os problemas.

TED na Caixa

Como fazer um TED na CAIXA?

TED no Caixa Eletrônico

Sou correntista do Banco do Brasil e já fiz TEDs usando o caixa eletrônico, o internet banking e até mesmo o aplicativo do celular, sempre sem problemas. Por isso, não imaginei que fosse encontrar dificuldades para fazer a mesma transação na Caixa Econômica. Porém, na hora de navegar pelo menu do caixa eletrônico, veio a surpresa: cadê a opção TED?

Na parte destinada a transferências, encontrei apenas as opções TEV e DOC Eletrônico. E não adiantou vasculhar todas as outras seções que apareciam na tela, porque a TED não estava lá. Então minha mãe decidiu chamar aqueles atendentes do “Posso Ajudar?”  ela nos orientou que o DOC Eletrônico era igual à TED. Questionei porque sei que são coisas diferentes e a moça explicou: o DOC Eletrônico cai no mesmo dia.

Erro ao Fazer um DOC ou TED

No final das contas, ela nos convenceu a fazer o tal DOC Eletrônico. No entanto, o número da agência que meu irmão tinha mandado estava errado e precisamos voltar ao banco para tentar resolver o problema. Conversamos mais uma vez com a atendente e ela disse que os dados do DOC não bateriam e o dinheiro voltaria para a conta no próximo dia útil.

Mas ainda assim o meu irmão precisava do dinheiro e tínhamos que fazer a transferência. Resolvemos então encarar a fila para o atendimento no guichê. Aqui fica uma informação importante: o valor máximo para transferência em caixas eletrônicos da Caixa Econômica é de R$3 mil.

TED na Boca do Caixa

Depois de vários minutos na fila apresentamos toda a situação ao atendente do guichê. Ele disse que não poderia estornar a transação errada antes que ela passasse pela compensação bancária. Além disso, informou também que a TED só pode ser feita diretamente no guichê ou pela internet (realmente não tem a opção disponível no caixa eletrônico).

Só conseguimos fazer a transferência da Caixa para o Itaú na boca do caixa, pagando uma tarifa de quase R$15 pela transação. Fiquei bastante impressionada com a dificuldade para fazer a transação e com a não disponibilidade no caixa eletrônico. Afinal, as operações feitas em canais eletrônicos são mais baratas, rápidas e acessíveis.

Diante de tudo isso, gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante. Não há mesmo jeito de fazer a TED no terminal de autoatendimento?



Por: Emília Silva. Categoria: Bancos // Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
8 Comentários
  1. jose adailson rocha  em 4/02/2016: 08:29

    Gostei mt do seu comentario nunca passei por essa situacao mas e um apredizado mt importante para que possamos saber lhe dar com esse tipo de situacao e conhecer melhor o caso para que saibamos resolver a situacao.

  2. Evelaine  em 9/09/2016: 19:38

    Estou precisando retirar meu dinheiro da poupança e passar pra conta corrente e não encontrei a opção ted, muito estranho, pior que os bancos estão de greve sem previsão pra voltar.

  3. Cartão e Crédito  em 5/10/2016: 17:22

    Evelaine, se sua poupança for no mesmo banco, basta fazer um resgate.

  4. AFONSO INÁCIO KLEIN  em 1/11/2016: 14:21

    Por que a própria CEF não responde o supra questionado, esclarecendo e demonstrando como fazer a TED em caixa eletrônico da própria Instituição CEF ?

  5. Luciana  em 16/11/2016: 11:08

    Também não consegui fazer um TED pelo caixa eletrônico da Caixa para o BB. Com a opção DOC também não consegui devido ao valor. Impressionante não ser possível fazer uma operação tão básica. Vc é obrigado a ir ao caixa físico e ser atendido por aqueles atendentes tão simpáticos que parecem estar fazendo um favor!!!

  6. marcos tadao  em 25/11/2016: 12:11

    Caixa economica tem um péssimo sistema de internet e atendimento no tel, tudo complicado, burocrático e trabalhoso, um dos piores bancos do brasil na minha opinião o internet bank nunca funciona , arrependido de abrir conta nesse banco

  7. Patricia  em 5/04/2017: 14:08

    É isso mesmo, na caixa não se faz TED pelo terminal de auto atendimento o que eu acho muito ruim, pois minha senha vivi bloqueando sem motivos e por diversas vezes tenho que ir ao caixa eletrônico efetuar pagamento.

  8. Rosana  em 6/04/2017: 15:44

    Boa tarde! Gente, simplesmente me deparo com a situação desagradável de não conseguir realizar uma TED de conta poupança da CEF para uma conta corrente no Santander. Hoje pela manhã fui até a CEF e peguei uma liberação de TED porque o valor era um pouco elevado. A pessoa que me prestou o atendimento disse que eu poderia fazer a transferência no caixa eletrônico (e não existe essa possibilidade) e ou pelo internet banking, coisa que também, para minha triste surpresa, não estou conseguindo fazer… Sinceramente a CEF vêm a cada dia mais e mais caindo no meu conceito.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito