Cartao de Credito

O que é e como usar o Internet banking

Todos sabem que ir ao banco não é das tarefas mais agradáveis do mundo. Filas, esperas, formulários, tudo é um horror. Por isso mesmo, o enorme crescimento dos serviços de internet banking no Brasil não é nenhuma surpresa. O que muitos clientes não sabem, no entanto, é a extensão dos serviços que os bancos oferecem pela internet.

Hoje, praticamente todo banco que atua no Brasil possui um site e um serviço de internet banking (às vezes chamado também de home banking). Também há uma expansão do setor para os smartphones, como iPhone e Android, bem como os tablets, aumentando as possibilidades de acesso às funções bancárias.

Serviços do Internet Banking

Os serviços disponíveis podem variar, mas em geral incluem:

Internet Banking

Internet Banking

  • Consultas:  saldos; extratos; valores a pagar etc
  • Movimentações financeiras: transferência entre contas; transferência para outro titular; pagamento de títulos; débito automático etc
  • Investimento: consulta a investimentos; análise de fundos de investimentos; aplicação financeira em fundos, poupanças, previdências etc
  • Cartão de crédito: consulta e pagamento de fatura; solicitação de cartão;  aumento de limite,
  • Financiamentos: Empréstimos, financiamentos de veículos, imóveis, consórcios etc
  • Seguros: de vida, veicular, para imóveis entre outros

Estes serviços podem variar de acordo com o banco e o tipo de conta do cliente, mas são, por si só, suficientes para a maioria das operações. Além disso, por ele, os correntistas e usuários de cartões de créditos podem gerenciar seus pontos e milhas. É possível também resgatar os pontos e milhas, fazendo trocas por passagens aéreas ou outros produtos disponíveis de acordo com cada banco.

Segurança

É importante ficar atento no quesito segurança para evitar que sua senha caia nas mãos erradas. Sempre digite o endereço de seu banco na url e, nunca, nunca mesmo, clique em emails duvidosos solicitando recadastramento, eles podem leva à páginas idênticas ao do banco mas que, na realidade, tem o intuito apenas de roubar senha.

Outra dica, é verificar o famoso cadeado de segurança. Normalmente ele está localizado na barra inferior de seu navegador (mas pode estar também na barra de endereços). Ele costumam comprovar que o site em questão tem um certifi9cado de segurança concedido por uma empresa especializada.

Fique atento também aos recursos de segurança de seu banco. Alguns exigem que se instale programas específicos, outros, códigos gerados aleatoriamente. Tudo isso é para garantir que você, e somente você, possa acessar sua conta online.

Conta corrente eletrônica

É interessante também lembrar que existe uma nova modalidade de conta corrente, a conta corrente eletrônica, que não tem tarifas para aqueles clientes que fazem tudo que é preciso online. Caso necessite de atendimento pessoal, são cobradas tarifas a parte. Esta é uma excelente opção para quem já cuida de suas finanças online.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito