Cartao de Credito

O que é Conta Salário

A conta-salário é um tipo especial de conta, destinada a receber salários, aposentadorias e pensões, não admitindo outro tipo de depósito, além da entidade responsável pelo pagamento. A conta não admite depósito de cheques. De uma forma geral, a conta salário, como o próprio nome já diz, limita-se mais a esse tipo de movimentação e é, portanto, mais restrita.

Vantagem em se ter uma Conta Salário

O empregado pode transferir o seu salário para outra conta, em outro banco, sem precisar pagar tarifa e, se formalizado pedido no banco contratado pelo empregador, o salário deve ser transferido para o banco escolhido pelo empregado até às 12 horas do dia do pagamento. O empregado pode optar por sacar os recursos na conta salário ou transferi-los para uma conta corrente do mesmo banco.

Conta Salário

Informe-se sobre o funcionamento da Conta Salário

Tarifas que Não são Cobradas

É vedada a cobrança do fornecimento do cartão magnético, realização de 5 saques e consulta ao saldo mensais nos caixas ou terminais de autoatendimento. Também é vedada a cobrança de tarifa da transferência, mesmo que para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, para outra conta na mesma instituição financeira. As demais transferências dessa natureza, entre contas de instituições diferentes, são cobradas.

Perguntas Frequentes

Para que você entenda melhor o funcionamento da conta salário, responderemos a algumas perguntas frequentes sobre o assunto. Veja as respostas e tire as suas dúvidas antes de abrir uma conta desse tipo:

Quem pode abrir uma Conta Salário?

A conta-salário somente é aberta quando há um contrato/convênio firmado entre uma instituição financeira e um empregador, não podendo a conta-salário ser aberta por iniciativa própria do empregado.

Os Bancos são obrigados a abrir Conta Salário?

Uma vez firmado qualquer contrato com alguma empresa pagadora de salário, o banco está obrigado a abrir a conta salário.

A utilização de Conta Salário para Servidores e Empregados Públicos é Obrigatória?

Para os contratos novos (a partir de 2006), a implementação da conta-salário passou a ser obrigatória a partir de 2007, mas pôde ser postergada até janeiro de 2012. Para os contratos anteriores a 2006, a conta-salário foi implementada em 2009, mas pôde ser implementada em janeiro de 2012

A utilização de Conta Salário para os Empregados da Iniciativa Privada é Obrigatória?

A obrigatoriedade, assim como os empregados públicos, depende da data de contrato. Para contratos ou convênios firmados a partir do dia 6 de setembro de 2006, a conta-salário passa a ser obrigatória a partir de abril de 2007; para contratos ou convênios feitos até o dia 5 de setembro de 2006, a conta-salário é obrigatória a partir do primeiro dia de janeiro de 2009. Já os contratos ou convênios existentes em 5 de setembro de 2006 que tenham passado por prorrogação, alterações ou renegociação entre os dias 06/09/2006 e 02/04/2007, a conta-salário é obrigatória a partir desta última data.

Por que optar pela Conta Salário?

Observa-se que muitos trabalhadores endividados estão optando por transferir o recebimento dos seus salários para as suas contas salário por causa das dívidas de cheque especial. Isso acontece porque a conta salário não oferece cheque especial. Portanto, para você que não utiliza muito serviços diferenciados de contas bancárias, quer diminuir gastos e quer fugir das tentações do cheque especial, o uso da conta salário é uma boa opção.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito