Cartao de Credito

O que é TED e DOC – Diferenças

TED e DOC são abreviaturas para dois serviços bancários bastante úteis: a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC). Ambos servem para transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes. Assim, se você quiser passar uma quantia para alguém que tem conta em um banco que não seja o seu, provavelmente terá que fazer uso do TED ou do DOC.

Diferenças Entre TED e DOC

Existem duas diferenças principais entre os serviços de transferência. A primeira e mais importante delas é o tempo de compensação.

O valor transferido via DOC passa pelo sistema de compensação do banco e, por isso, só cai na conta do beneficiário no próximo dia útil após a transação. A TED é mais rápida, justamente, porque não depende do sistema de compensação. Geralmente, o valor é transferido na hora, ou seja, em poucos minutos o beneficiário já poderá conferir em sua conta corrente o depósito.

A outra diferença diz respeito ao valor das transferências. A TED não tem um valor mínimo de transferência e também é sem limite máximo. Já o DOC pode ser de qualquer valor até R$4.999,00. Como podemos observar, há um ponto de intercessão entre os valores. Nesses casos, o cliente pode optar pelo serviço que melhor atende às suas necessidades. Quantias menores ficam restritas ao DOC, enquanto as mais elevadas só podem ser transferidas via TED.

Além disso, alguns bancos restringem o uso de TED para algumas contas poupança, assim, a DOC ainda é mais acessível.

Como Fazer a Transferência

TED e DOC

TED e DOC

Tanto o DOC quanto a TED podem ser realizados diretamente nos guichês de atendimento do banco, nos terminais de autoatendimento ou pela internet.

As tarifas variam conforme o banco, mas, normalmente, os serviços custam mais caro na agência ou em qualquer tipo de atendimento presencial. Hoje, custam cerca de 15 reais presencial e 8 reais por meios eletrônicos.

Na hora de fazer a transferência, é necessário informar, além dos dados da conta constando número do banco, agência e conta corrente com dígito verificador, o CPF de quem receberá o valor. Sem essas informações não é possível efetuar a transação e, se algum destes dados estiver incorretos, você receberá o estorno do valor em sua conta.

Contas Digitais – DOC e TED sem tarifa

Hoje em dia estão muita populares as contas eletrônicas ou digitais, como são conhecidas. Estas contas trazem dois grandes benefícios: isenção de tarifas mensais e isenção de cobrança de transações por meios eletrônicos.

Para quem faz muitas transações e não quer pagar tarifas de TED e DOC, esta pode ser uma excelente opção de conta. Atualmente, Bradesco (Digiconta), Itaú Unibanco (iConta) e Itermedium oferecem esta conta. O Banco do Brasil tinha a Conta Eletrônica, mas está inacessível para novas adesões no banco.

 



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. odair  em 14/04/2014: 11:33

    legal! muito boa essa informação.

  2. fernando  em 24/10/2016: 09:26

    Legal, gostei. Tiro mias dúvidas.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito