Desde o dia 14 de setembro os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão em greve. Eles reivindicam o aumento do piso salarial para R$1635, além da reposição da inflação de 7,16% e reposição das perdas salariais de 24% entre 1994 e 2010. Há dez dias em greve, a categoria não conseguiu negociação e manterá a greve por período indeterminado.
A paralisação dos funcionários dos Correios cria dificuldades no recebimento de correspondências, contas e boletos de pagamento. Por isso, o Procon alerta que as empresas que enviam cobranças através dos correios devem oferecer formas diferenciadas de pagamento, possibilitando que todos os consumidores paguem suas contas.
O Procon afirma também que as empresas não são obrigadas a descontar juros e multas por causa de atrasos, mesmo com o não envio da cobrança. Dessa forma, o consumidor deve evitar transtornos, procurando a empresa e combinando outras formas de pagamento.
No caso das faturas de cartão, o recomendado é entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o número do código de barras do boleto, para que o pagamento possa ser realizado através da internet, caixas eletrônicos ou agências bancárias. Outra forma de pagamento sugerida pelo Procon é o depósito bancário identificado, desde que seja previamente combinado com a operadora do cartão. Também pode ser interessante solicitar o pagamento em débito automático, para evitar os atrasos.
Greve dos Correios
Diante dessa situação, alguns bancos já estão comunicando os seus clientes sobre as formas de pagamento da fatura. O Itaú Unibanco enviou mensagens SMS, comunicando sobre a consulta da fatura online. O HSBC também informou seus clientes através da internet e atendimento telefônico.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é aconselhado que os bancos procurem as prefeituras e concessionárias de serviços públicos, na tentativa de negociar os atrasos nos pagamentos de contas até que a greve termine. A Febraban também orientou os bancos a não cobrarem multas por atrasos no pagamento das faturas. Mesmo com essa orientação, os bancos ainda não se manifestaram sobre a cobrança de encargos durante a greve dos correios.
Por isso, o melhor mesmo é ficar atento. Os clientes que sabem a data de vencimento de sua fatura devem procurar a operadora do cartão e solicitar outra opção de pagamento, de preferência antes do vencimento, para evitar os juros e multas.
Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.
Como eu faço para pagar a fatura do meu cartão mastercard visa ja que os correios estão em greve?
como eu faço para pagar a fatura ??? do cartão ja que os correios estão greve eos bancos!!!! o que fazer???
Tenho certeza que se você ler o nosso artigo acima encontrará a resposta. Boa sorte.
PODERIA SER MANDADO PRO MEU E-MAILMINHA FASTURA POR FAVOR
Nós do Cartão e Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver seu problema você deve entrar em contato com seu banco!
voces podem me enviar a fatura de crdito por email?
creuza
Nós do Cartão e Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver sua dúvida você deve entrar em contato com seu banco!
presciso da 2 via do meo cartão para efetuar pagamento
Nós do Cartão e Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Você deve entrar em contato com seu banco!
kero minha fatura urgente
Nós do Cartão e Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Você deve entrar em contato com seu banco para pagar sua fatura.