Cartao de Credito

Quais São as Operações da Caixa Para Depósito e Transferência?

Se você já tentou fazer uma transferência ou depósito em conta da Caixa Econômica, sabe que a transação exige uma informação pouco usual: o número da operação.

Outros bancos não costumam trabalhar com esse dado, o que gera confusão e dúvidas. Porém, sem informar a operação não é possível transferir ou depositar o dinheiro. E aí, o que fazer? O segredo é sempre tem em mãos todos os dados do beneficiário, como número da conta, agência, CPF e, no caso das contas da CEF, o número da operação.

Você deve estar se perguntando o que é o tal número da operação. Essa sequência numérica está relacionado ao tipo de conta que cliente da Caixa possui. No caso das contas correntes, o número da operação é 001. Se a conta for poupança, a operação é 013. Assim, o número serve para identificar qual é a modalidade de conta, ou seja, se ela é do tipo física ou jurídica, se uma conta Caixa Fácil e etc.

Identificando o Número da Operação no Seu Cartão

Quem é cliente da Caixa Econômica e tem dúvidas sobre qual é o número da operação da conta, basta consultar o cartão magnético. Na parte da frente, você encontrará as informações como o número da conta, agência e também a operação. Veja o exemplo:

Cartão Caixa

Cartão Caixa de Conta Corrente

Na imagem, você pode observar um número maior, que representa o número do cartão. Abaixo dele, temos 4 sequências numéricas diferentes, que significam:

  • 1051 – número da agência;
  • 001 – número da operação;
  • 00009176-5 – número da conta;
  • 01/20 – data de validade.

Como havíamos comentado antes, o número da operação para conta corrente é sempre 001. Ele só variará se a conta possuída pelo cliente for de outro tipo.

Operação da Caixa

Para que você possa saber exatamente qual é a operação, é preciso identificar o tipo de conta contratada. Os números são os seguintes:

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física
  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
  • 006 – Entidades Públicas
  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras
  • 013 – Poupança de Pessoa Física
  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica
  • 023 – Conta Caixa Fácil
  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário
  • 043 – Depósitos Lotéricos

Como você pode notar, cada tipo de conta possui uma operação. Assim, para fazer uma transferência ou depósito corretamente o melhor é perguntar para o titular da conta qual é a operação. Na dúvida, é melhor não tentar, pois a transação pode não ser realizada.

Para Transferir ou Depositar Dinheiro

Agora que você já entendeu o que são as operações da Caixa, é hora de saber algumas dicas para transferir ou depositar dinheiro em contas do banco. Se você vai transferir dinheiro de outro banco para a CEF, é preciso saber o CPF ou CNPJ do beneficiário. Esse tipo de transação é feito por meio de DOC ou TED.

Os números devem ser completados com zeros caso sejam menores que o solicitado. Assim, é preciso digitar 001 e não apenas 1 para informar que a operação é de conta conta corrente. O mesmo vale para o número da agência ou da conta, que podem ter menos dígitos.

Quem é cliente da Caixa Econômica não pode se esquecer de passar o número da operação quando outra pessoa for transferir ou depositar dinheiro em sua conta. Basta seguir as informações acima para descobrir qual é a operação da sua conta.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito