Cartao de Credito

Saí do emprego: a conta-salário precisa ser encerrada?

A conta-salário foi criada para facilitar a vida do trabalhador brasileiro. Esse tipo de conta bancária se destina exclusivamente ao recebimento de salário, sendo isenta de tarifas para saques e transferência para uma conta de depósito em outra instituição financeira.

Veja o que diz o site do Banco Central sobre a conta-salário:

A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Essa conta não é uma conta de depósitos à vista, pois somente pode receber depósitos do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes. Pode ser utilizada também para o pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

Assim, essa modalidade de conta é bem útil para pessoas que precisam abrir uma conta somente para receber os proventos do trabalho, aposentadoria e outros benefícios relacionados à prestação de serviços.

Tire suas dúvidas sobre o encerramento da conta-salário

Tire suas dúvidas sobre o encerramento da conta-salário

Encerramento da Conta-Salário

Por se tratar de uma conta diretamente ligada às relações de trabalho, muitos cidadãos têm dúvidas sobre como deve ser feito o seu encerramento. Afinal, depois de sair do emprego preciso solicitar o cancelamento da conta?

A abertura da conta-salário, como vimos, é feita pelo próprio empregador. Da mesma forma, o encerramento também deve ser feito pela empresa que contratou o trabalhador e não pelo funcionário.

De acordo com com a Resolução nº 3.402, de 30/12/2006, publicada pela Banco Central do Brasil, é dever o empregador informar ao banco o desligamento do funcionário após a realização do último pagamento. Essa informação deve estar claramente escrita no contrato firmado entre a empresa e o banco.

Após 90 dias sem nenhum depósito feito pelo patrão, a conta será encerrada automaticamente. Dessa forma, o trabalhador não precisa se preocupar em encerrar a conta-salário ou ir até o banco. Nenhuma tarifa será cobrada, a não ser que existam dívidas pendentes.

Empréstimos e Financiamentos

O trabalhador que recebe em uma conta-salário pode contratar no banco serviços de crédito como empréstimos consignados e financiamentos. O desconto em folha deve ser feito automaticamente. Nos casos em que o empregado solicita a transferência de seu salário para outro banco, essas prestações são debitadas antes do valor ser enviado.

Por isso, quem saiu do emprego precisa combinar com o banco como será feito o pagamento dos valores devidos em caso de encerramento da conta. O trabalhador poderá pagar a dívida totalmente ou tentar continuar pagando as parcelas sem o desconto em conta. Essas regras vão depender de cada instituição, mas o encerramento da conta-salário não pode levar o cliente a se endividar.

Outras Informações:

  • A conta salário não pode ser movimentada por cheque;
  • Os descontos em folha devem ser autorizados pelo titular da conta;
  • A transferência do benefício para outro banco é isenta de custos e feita automaticamente todos os meses após a solicitação;
  • Aposentados e pensionistas do INSS não podem receber em conta-salário;
  • O cartão magnético para movimentação da conta deve ser oferecido gratuitamente pelo banco;
  • Também são gratuitos 5 saques mensais e 2 consultas ao saldo;
  • Esclareça suas dúvidas antes de efetivar a abertura da conta-salário.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito