Cartao de Credito

3 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Seu Cartão

Dados da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) mostram que os juros do cartão de crédito em agosto deste ano sofreram a 23ª elevação consecutiva, chegando a 8,53% ao mês (basicamente o que a poupança rende ao ano). Isso quer dizer que, mesmo com as reduções de tarifas propostas pelos bancos, os cartões sem anuidade, etc, as taxas cobradas pelas administradoras ainda são bem altas e podem complicar a vida de qualquer um.

O consumidor, nesse contexto, precisa estar atento para não se endividar ao usar o cartão de crédito como uma forma de pagamento. É claro que, em tempos de crise, o cartão é um grande aliado, mas é preciso ter cautela. Vejamos 3 fatos importantes sobre os cartões que precisam estar bem compreendidos.

Cartão de Crédito é Meio de Pagamento

Cartões de Crédito

Cartões de Crédito

Muita gente se confunde e lida com o limite do cartão como se fosse um “dinheiro a mais” na renda mensal. No entanto, é preciso sempre lembrar que o cartão de crédito é somente um meio de pagamento, assim como o cheque ou o cartão de débito. A única diferença é o prazo maior dado pela administradora. Ou seja, o comprador precisa ter aquela quantia para comprar, ou corre sérios riscos de se endividar.

Não se esqueça que, por mais que você não precise pagar imediatamente pelo bem adquirido com o cartão de crédito, você terá que pagar em um futuro próximo. Portanto, planeje-se e só gaste aquilo que sabe que poderá pagar. Entenda o cartão de crédito como um empréstimo: o banco lhe oferece crédito para adquirir algo agora, mas lhe cobrará na fatura seguinte.

O Cartão Deve Ser Usado Com Consciência

Essa é uma regra óbvia, mas que necessita de explicação. Como sempre dizemos, o cartão de crédito pode ser uma ferramenta de controle financeiro, desde que usada com bom senso. Primeiramente, todas as despesas ficam concentradas em uma única data de pagamento, o que facilita a organização das finanças. Além disso, os gastos são explicitados na fatura, possibilitando que o usuário anote e verifique como está gastando seu dinheiro.

Saiba exatamente quanto gasta e quanto ganha. Como dito no parágrafo anterior, o cartão de crédito facilita a organização de suas finanças e, como ferramenta de planejamento financeiro é um grande aliado. Para isso funcionar, no entanto, é preciso conhecer bem o funcionamento do cartão de crédito e, claro, o perfil de suas finanças, seu fluxo de pagamento e gastos.

A Responsabilidade É Sua

Todos nós sabemos que bancos e administradoras não são nada bonzinhos, mas isso não quer dizer que você não seja responsável pela sua situação financeira. Ainda que essas instituições ofereçam contratos pouco vantajosos e cobrem juros altos, é dever do cliente conhecer o funcionamento do próprio cartão e usá-lo corretamente. Em outras palavras, o responsável pelo endividamento é o endividado e ele é quem precisa encontrar meios de solucionar o problema.

Rolar a dívida é a pior coisa que se tem a fazer. Caso se veja em apuros com o cartão de crédito, assuma o erro e negocie sua dívida junto ao banco. Com as taxas altas, esperar um momento oportuno só irá piorar sua situação.



Por: Emília Silva. Categoria: Cartão // Tags: , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito