Cartao de Credito

Vale a pena ter Cartão de Loja: Veja 5 motivos para não aceitar um

Os cartões de loja são aqueles que oferecem condições diferenciadas para compras em um estabelecimento exclusivo. Normalmente são oferecidos por lojas de departamento e grandes supermercados. Para as lojas são uma excelente forma de fidelizar o cliente através do cartão, ter sua marca estampada na carteira de milhares de pessoas, diversificar as receitas (pois as lojas ganham parte da transação financeira que iria direto para o banco) e, claro, aumentar as vendas.

Para o cliente, as vantagens costumam ser descontos em produtos, condições de pagamentos e, eventualmente, a facilidade de cadastro e acesso ao cartão de crédito que lhe foi negado por grandes instituições financeiras e os bancos.

Estes cartões de lojas podem ser divididos em dois tipos: híbrido ou private label. Os cartões híbridos contam com uma bandeira diferenciada (Visa, ELO, MasterCard) e por isso podem ser usados na modalidade crédito em diversos tipos de comércio que tenha disponível uma máquina de vendas. Já os do tipo private label só serve para compras no próprio estabelecimento que emitiu o cartão. Muita gente acha que ambos são vantajosos, mas a verdade é que esse cartões podem prejudicar o seu bolso. Veja a lista de razões para evitar o uso dessas formas de pagamento:

1. Pagamento na loja

A maior parte desses cartões, principalmente os do tipo private label, só podem ser pagos na própria loja.

Essa é uma armadilha disfarçada, pois o cliente fica obrigado a ir até o estabelecimento todos os meses e acaba comprando novamente algo que não precisava apenas por estar na loja, por achar barato, na promoção ou por lembrar de achar que aquele produto é a cara de uma pessoa querida.

A não ser que você tenha muito autocontrole, o risco de adquirir itens desnecessários é bem grande, por isso, observe se o pagamento poderá ser efetuado em qualquer lugar.

Cartão de Loja

Cartão de Loja

2. Cobrança de juros

As lojas de maior parte perceberam que funcionar como uma financeira é mais vantajoso que vender seus produtos, afinal, a margem de lucro de banco é enorme enquanto as margens de uma loja de departamento pode ser baixa.

Independente do tipo do cartão de loja, sempre é cobrado juros e multa caso haja atraso no pagamento da fatura. Sem contar que elas recebem parte do dinheiro que seria repassado às instituições financeiras em cada transação.

Isso significa que, com a oferta de crédito fácil dentro da loja, as empresas lucram mais e você tende a se endividar.

3. Mais de um cartão

Se você simplesmente fizer um cartão para cada loja onde tem o hábito de comprar, logo ficará com a carteira cheia de cartões diferentes.

Na prática, isso significa um grande risco de endividamento, por dois fatores: O primeiro é a soma das parcelas de todos os limites disponíveis que, se não for bem controlado, poderão se tornar bem difíceis de se pagar. O outro ponto é que é o controle próprio do que deverá ser pago, em qual loja comprou, quanto gastou etc, pode ser mais complicado. Se utiliza vários cartões para ter descontos, estes tem de compensar as despesas e os riscos de todos.

4. Parcelamentos com juros

O que as lojas normalmente fazem é oferecer uma certa quantidade de parcelas sem juros e parcelamentos maiores com encargos. Ou seja, ao comprar 100,00 eles dividem em 5 x 20. Mas se quiser mais parcelas, vamos supor, em 10x, pagará não 10 x 10, mas 10 x 12. Seriam 20% de juros sobre a compra. Altíssimo.

O cliente nem sempre se dá conta dessa diferenciação e faz compras caras divididas em várias vezes. Dependendo das tarifas praticadas, o custo final é exorbitante, não fazendo jus ao cartão.

5. Vantagens questionáveis

Apesar de parecerem vantajosos, os cartões de loja oferecem benefícios pouco interessantes para o consumidor. Além disso, costumam oferecer diversos produtos dispensáveis: seguros, capitalização, planos etc. Evite estes gastos.

Para comprar a prazo, é melhor usar o cartão de crédito comum, com um limite maior. Também é muito importante evitar os parcelamentos tarifados e os atrasos no pagamento da fatura.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. Gerson Dietrich Graeve  em 10/04/2017: 10:37

    Como sempre as informações são precisas e úteis ao consumidor, por esta razão divulgo sempre o canal , parabéns .

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito