Cartao de Credito

7 Dicas Para o Uso Consciente do Cartão de Crédito

Há quem pense que o cartão de crédito é o grande inimigo do equilíbrio financeiro, mas, o segredo está em quem usa a forma de pagamento. As pessoas que sabem aproveitar os benefícios do cartão sem cair nas armadilhas criadas pelas administradoras praticam o chamado “uso consciente” do cartão de crédito. Se você ainda se atrapalha com a fatura e não tem muita certeza sobre como escolher o cartão mais econômico, preparamos sete dicas especialmente para você.

1. Taxas e Juros

Muitas pessoas solicitam um cartão de crédito por impulso quando um vendedor apresenta as vantagens do produto. Porém, o ideal é pensar bastante antes de preencher a proposta. As taxas envolvidas, ou seja, os juros, anuidade e multa por atraso, devem ser observadas com atenção.

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito: a dica é saber usar!

2. Programa de Fidelidade

Os cartões que participam de programa de pontos, como as milhas aéreas, geralmente possuem anuidade mais alta. Por isso, é essencial que o consumidor tenha certeza de que irá utilizar os benefícios oferecidos. Caso contrário, é melhor contratar um cartão simples e baratinho.

3. Anuidade Zero

Vários bancos isentam o pagamento da primeira anuidade do cartão, a fim de atrair um grande número de clientes. O problema é que a cobrança no segundo ano pode ficar bem mais cara que a de outros cartões, tornando o desconto pouco atraente.

4. Mínimo da Fatura

O crédito rotativo é o principal vilão dos cartões de crédito. Ao optar pelo pagamento mínimo da fatura, o cliente contrata um empréstimo de juros altíssimos e acaba se endividando gravemente. A dica, portanto, é sempre pagar o valor total e não se esquecer da data de vencimento da fatura.

5. Cartão Emprestado

Alguns brasileiros têm o hábito de emprestar o cartão de crédito a amigos e parentes. No entanto, por maior que seja a confiança na outra pessoa, corre-se o risco de que ela não honre a dívida, deixando o pagamento para o titular do cartão. Por essa razão, aconselhamos que você nunca empreste seu cartão e sempre tenha controle sobre suas contas.

6. Limite e Renda

Ao somar o limite do cartão ao salário, muitas pessoas acabam lidando com uma renda irreal, pois o pagamento da fatura deverá ser feito no mês seguinte. Lembre-se: o cartão de crédito é uma despesa, que deve ser contabilizado todos os meses.

7. Estratégia

A expressão “uso consciente” quer dizer que você deve usar a razão antes do cartão de crédito. Seja esperto, aproveite as promoções, mas não se deixe enganar facilmente. O cartão, quando bem usado, é sim uma ótima forma de pagamento.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
4 Comentários
  1. Dorival Moreira de Oliveira  em 12/09/2013: 09:26

    Essas informações sobre os cartões são muito úteis. Gostei muito e pretendo com toda certeza utilizá-las afim de não ter dores de cabeça com o uso de cartões de crédito.

  2. Ronaldo Grijó Nacife  em 12/09/2013: 10:27

    A meu ver o maior problema de quem possui cartão de crédito está no limite que lhe é oferecido, muitas vezes bem acima de sua capacidade de pagamento, pois acaba atolando nele e pra sair atola mais ainda. O cartão é uma ótima ferramenta nos momentos de sufoco, mas com o valor limite de gastos bem baixo, tipo uns 20% do valor de sua receita.

  3. DINA MARIA DOS SANTOS RIBEIRO  em 12/09/2013: 20:59

    estou gostando muito das dicas, estou aprendendo muito com elas

  4. Thais Ferreira  em 31/10/2013: 15:01

    adorei as dicas

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito