Cartao de Credito

Como usar o cartão de crédito sem dívidas

Basta procurar na internet por artigos sobre cartões de crédito para vermos saltar sobre nós dezenas de páginas dizendo como o cartão de crédito é o maior inimigo do seu bolso. Apesar de isso ser verdadeiro para muita gente, o problema não está no cartão de crédito, mas em saber como utilizá-lo corretamente. Deixe o alarmismo de lado e aprenda a fazer do seu cartão um aliado.

Não é porque algumas pessoas não compreendem bem e não fazem bom uso do cartão de crédito que ele será um vilão em seu orçamento. Ao contrário, basta entender um pouco melhor como ele funciona para pode utilizar-se de todas as suas vantagens.

Por que o cartão é considerado um inimigo?

De um modo geral, porque muitas pessoas o veem como fonte de renda. Faltou dinheiro pra comprar a TV nova, não tem problema, compra no cartão. Precisando de empréstimo, por que pedir um adiantamento para o seu patrão se você pode tirar do seu cartão e depois pagar suas faturas quando puder? Por essas e outras o cartão se torna o vilão de muita gente, pois o cartão te permite gastar mais do que você é capaz de efetivamente capaz de pagar e suas taxas de juros estão entre as mais altas do mercado.

Além disso, as pessoas não entendem muito bem conceitos básicos de funcionamento do cartão. Sobretudo, não se importam em utilizar o pagamento mínimo entrando, assim, numa bola de neve de juros, mal conseguindo pagar o que deve.

Como fazer dele um aliado?

Cartão de crédito amigo

Em primeiro lugar, nem é preciso dizer, não use-o como se fosse uma fonte de renda. Na verdade, não o use como fonte de crédito no sentido de fazer empréstimos no cartão para pagar depois.

O bom usuário utiliza seu cartão como se fosse um mecanismo de prazo. O que isso quer dizer? O cartão te permite escolher quando você quer pagar suas contas (em geral, oferecendo aproximadamente 30 dias de prazo e até 40 dias dependendo da data da compra). Além disso, algumas vezes você pode parcelar suas compras em algumas vezes sem juros. Uma vez que o usuário de cartão entende isso, ele saberá fazer do cartão um aliado em seu orçamento facilitando o pagamento das suas contas e ganhando prazo para pagar.

Não pense jamais no crédito como uma possibilidade de empréstimo pois as taxas de juros do cartão, elas, sim, são suas inimigas. Tente sempre pagar sua fatura integralmente e na data indicada e você conquistará a amizade do seu cartão, que sempre trabalhará para facilitar sua vida.

Depois disso você perceberá que o cartão pode oferecer uma segunda vantagem, as promoções que você concorre,  milhas, programas de relacionamento etc. Parece incrível, mas é assim mesmo. Você ganha prazo para pagar suas compras e ainda ganha benefícios extras e concorre a prêmios. Cartões de créditos mal utilizados podem fazer estragos, mas use bem o seu cartão de crédito e você verá que ele sempre ficará do seu lado.



Por: werkema. Categoria: Cartão // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito