Cartao de Credito

Cartão Básico ou Diferenciado: Qual escolher

O número de reclamações contra as administradoras de cartões de crédito é muito grande. Por isso, vigoram no Brasil, desde junho desde 2011, as novas regras do cartão de crédito. Tratam-se de normas que regulam o funcionamento dos cartões e administração desses por parte das instituições financeiras. O principal objetivo das novas regras é proteger o consumidor dos abusos cometidos pelas administradoras dos cartões e dificultar o superendividamento por parte dos clientes.

As principais mudanças com as novas regras são:

  • Redução no número de tarifas cobradas pelo bancos, que passam a ser 5: anuidade, fornecimento de segunda vida, pagamento de conta, saque em dinheiro e pedido de urgência na análise de crédito;
  • O pagamento mínimo da fatura, que antes girava em torno de 10% passou a ser de 15%, a partir de junho deste ano e será de 20% depois de dezembro;
  • As tarifas cobradas devem estar disponíveis para o cliente tanto nas páginas da internet quanto nas agências bancárias, para que o cliente possa compara os valores cobrados por empresas diferentes;
  • As administradoras foram proibidas de enviar ao cliente cartões de crédito que não foram solicitados pelos mesmos;
  • Passaram a existir dois tipos de cartão de crédito: um básico e outro diferenciado.

A seguir, falaremos mais amplamente dos dois tipos de cartão e em que medida essa distinção beneficia os consumidor.

Cartão de Crédito Básico

Cartão de Crédito

Básico ou Diferenciado: Qual Escolher?

A criação do cartão de crédito básico é um grande ganho pro consumidor. Trata-se de um cartão simples, que serve para pagar compras, contas e serviços. Nele não existem outros benefícios embutidos, como seguros, programas de recompensa, promoções e descontos.

Segundo as novas regras do cartão, as instituições financeiras ficam obrigadas a apresentar essa modalidade de cartão de crédito ao cliente no processo de negociação. A ideia é oferecer ao consumidor um cartão mais barato e livre de serviços adicionais que ele talvez não deseje adquirir.

Cartão de Crédito Diferenciado

Os cartões diferenciados, por tanto, são aqueles que oferecem, além do mecanismo de pagamento, benefícios adicionais, tais como programa de milhagem, seguro de viagem, promoções exclusivas, pontos de recompensa, atendimento no exterior, entre outros.

Por isso, o preço da anuidade nesse tipo de cartão abrande, além da utilização do cartão  para pagamentos, a participação do cliente nos programas de benefícios e recompensas associados ao cartão. O que implica em taxa mais altas.

Qual Escolher

Com a criação das novas regras, o Banco Central ressaltou a opção do cliente em contratar o cartão básico ou diferenciado, de acordo com suas necessidades e formas de consumo. É importante lembrar que antes disso, a maior parte dos cartões estava associada a programas de benefícios e recompensas, que tornavam as tarifas mais caras, sem que o consumidor tivesse outra opção.

Como dissemos, a criação do cartão básico é um ganho para o consumidor, que pode optar por um cartão mais simples e barato. Mas não necessariamente é a melhor opção. As perguntas abaixo te orientarão a escolher o mais adequado ao seu perfil:

  • Usou algum dos seguros oferecidos pelo seu cartão de crédito?
  • Costuma trocar seus pontos de relacionamento por viagens ou produtos?
  • Viaja para o exterior com frequência e utiliza os serviços proporcionados pelo cartão?
  • Compra ingressos para shows, teatro ou cinema com desconto com seu cartão de crédito?
  • Usa algum programa de milhas aéreas?
  • Fez saques em dinheiro com seu cartão?

Se você responder não para a maior parte dessa perguntas, certamente deve optar por um cartão do tipo básico. Afinal de contas, você não utiliza os benefícios adicionais do seu cartão e acaba pagando a mais na anuidade por isso. No entanto, se você responde sim para a maioria, o cartão diferenciado é o ideal para você. Nesse caso, a anuidade um pouco mais cara é compensada pelo uso dos benefícios e recompensas.

Não existe melhor opção e sim aquela que combina mais com você.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito