Cartao de Credito

Cartão Clonado: o que fazer?

Apesar dos avanços tecnológicos, que permitem um uso mais seguro dos cartões de crédito e débito, os golpes e fraudes envolvendo essas modalidades de pagamento ainda são bastante frequentes. Os casos de cartão clonado, ou seja, quando outra pessoa fabrica um cartão idêntico ao real são muito comuns. Mas os golpistas também podem utilizar apenas os dados do cartão para efetuar transações não presenciais. Diante desse tipo de situação, muitas pessoas não sabem como agir. Por isso, preparamos um passo a passo para você resolver o problema rapidamente.

Como Saber se o Cartão foi Clonado

A dica, nesses casos, é ficar sempre atento à fatura do cartão de crédito. Observe bem todos os gastos, as datas e se certifique de que foi você que efetuou todas as compras. Qualquer gasto que não feito por você é um indício de que outra pessoa está utilizando os dados do seu cartão para realizar compras e pagamentos.

O que Fazer em Casos de Clonagem

Cartão Clonado

Material para clonagem de cartão

  1. Ao observar qualquer cobrança indevida, entre em contato com a administradora do cartão e solicite uma análise da situação. O ideal é fazer também por escrito, para que você tenha como comprovar que contatou a empresa;
  2. Faça também um boletim de ocorrência informando a fraude com o cartão. Esse documento também servirá como comprovação de que você observou a cobrança indevida;
  3. Caso a administradora do cartão não resolva o problema, procure o Procon de sua cidade com todos os comprovantes em mãos: fatura, boletim de ocorrência e cópia da solicitação de análise.

Conheça os seus Direitos

É muito importante lembrar que a administradora do cartão é responsável por conferir a assinatura no comprovante de compra e fornecer mecanismos de segurança para quem compra pela internet. Isso quer dizer que o cliente não pode ser onerado por uma falha da administradora do seu cartão de crédito. A empresa é obrigada a apurar a fraude e reembolsar o consumidor caso ele tenha efetuado o pagamento da cobrança indevida.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito