Cartao de Credito

Cartão de Crédito: O Que Pode Ser Cobrado?

Você já se surpreendeu com alguma cobrança na fatura do seu cartão de crédito? Além das despesas com compras e pagamentos, é comum que a própria administradora do cartão inclua tarifas e taxas no boleto. Nesses casos, o cliente pode ficar confuso, sem saber exatamente o que é que está sendo cobrado.

Nem todos sabem, mas entrou em vigor, em 2011, uma série de medidas que busca regular de forma clara o mercado de cartões no Brasil. Dentre essas medidas está uma definição do que pode ser cobrado pelas empresas. Até então, os bancos e financeiras tinham até 80 tarifas diferentes relativa ao uso do cartão de crédito. Com as regras, elas ficam limitadas a 5:

Tarifas do Cartão

Tarifas do Cartão

Anuidade

A anuidade é a tarifa mais importante, pois deve abranger todos os custos da administradora com a manutenção do cartão. Geralmente, o valor é maior quando o cartão oferece um grande número de serviços, como seguros, atendimento no exterior, dentro outros.

2ª Via do Cartão

Os bancos também pode cobrar caso o cliente solicite uma segunda vida do cartão, mesmo que seja apresentado o boletim de ocorrência. No entanto, quando a data de validade do cartão vence, a empresa deve enviar um novo sem ônus para o consumidor.

Uso do Saque

O cartão de crédito pode ser usado para saques emergenciais. Porém, o cliente deve estar atento ao usar esse serviço, pois as cobranças costumam ser altas. Além de juros, as administradoras podem tarifar cada saque com um valor fixo ou percentual do que foi retirado.

Pagamento de Contas

Outro serviço tarifado é o pagamento de contas. Muita gente acha que nada é cobrado, mas as tarifas existem e não são baratas. Mesmo quando o cliente não opta pelo parcelamento, é usual que haja uma taxa relativa a cada pagamento de boleto com o cartão de crédito.

Solicitação de Limite Emergencial

Caso o titular do cartão precise aumentar o seu limite em uma situação emergencial, a administradora do cartão fica autorizada a cobrar pela análise de crédito. Isso quer dizer que o serviço pode ser tarifado mesmo que o limite maior não seja liberado.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Luiz França  em 17/02/2014: 10:49

    Senhores, quero parabenizá-los pela iniciativa destas informações e dizer-lhes da minha gratidão. pois, EU tinha dúvidas enormes sobre o assunto do que pode ser cobrado pelas empresas de cartão de crédito. Muito agradecido! abraço à todos!

  2. kleto pereira  em 17/02/2014: 18:44

    gostei mas acho que nós usuários, precisamos mais de conteúdos, pois na verdade aparece coisas estranhas na fatura do meu cartão cobrando coisas que não tem explicação.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito