Cartao de Credito

Cartão de Crédito ou Débito?

Quer você seja um usuário de cartão ou não, tenho certeza que você já deve ter ouvido essa pergunta várias vezes ao chegar ao caixa para pagar suas compras: Cartão de Crédito ou Débito? Muita gente, eu já vi, fica na dúvida essa hora. O que é melhor, usar o cartão ou o débito? Gostaríamos então de deixar as coisas mais fáceis e tentar mostrar as diferenças e vantagens de se escolher a opção débito ou crédito no seu cartão.

O que é cartão de débito?

Fisicamente eles são iguais. Muitas vezes o mesmo cartão pode ter tanto as funções de crédito e débito. Mas qual é a diferença? O cartão de crédito funciona como se fosse um cheque, uma ordem de pagamento à vista expedida sobre fundos da conta do cliente. Ao contrário do cartão de crédito onde uma empresa oferece um certo valor em crédito para você e você paga a cada mês o valor gasto junto com o valor da utilização do cartão, no cartão de débito, o valor da compra é deduzido de sua conta no banco. A transação é feita por um terminal eletrônico conectado a rede bancária e você pode ver em seu extrato todas as utilizações do seu cartão de débito.

Quais são as vantagens?

A primeira é que você não precisa andar com dinheiro, o que quer dizer segurança pra você pois você não corre risco de ter seu dinheiro roubado ou mesmo de perde-lo. Se você vai comprar algo muito caro, prefira fazer a compra no cartão. A outra vantagem é que você não corre o risco de se endividar como acontece com muitos usuários de cartão de crédito. Você só gasta o que já tem e não corre o risco de acumular dívidas para o mês que vem ou de pagar juros altos. Como o cartão de débito funciona como um cartão de banco, você pode ainda sempre que precisar de dinheiro em espécie usá-lo para sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

Cartao de crédito ou débito

Cartao de crédito ou débito

Crédito ou débito?

se você já leu algum dos artigos passados do Cartão e Crédito, você já deve ter percebido que as vantagens do cartão de débito muitas vezes se confundem com as do cartão de débito. No entanto, você perde as vantagens que o crédito do cartão pode te oferecer como, por exemplo, poder comprar algo emergencialmente sem ter o dinheiro para pagar ou desfrutar de alguns dias de prazo para você pagar por sua compra. Se você já tem um cartão de crédito e paga a fatura regularmente, vale a pena continuar fazendo suas compras no cartão de crédito para desfrutar desses benefícios e quem sabe até dos programas de recompensa. Se você tem dificuldades em controlar suas despesas no cartão de crédito, mas não quer abrir mão da comodidade que o dinheiro de plástico te oferece, talvez seja a hora de você começar a usar mais o cartão de débito ao invés do crédito. Se você não usa nenhum dos dois, mas tem conta corrente e emite cheques regularmente, talvez você esteja perdendo uma boa oportunidade de utilizar mais seu cartão. Basta controlar os gastos a cada compra para que você não perca o controle e corra o risco de um cheque seu bater sem fundo em sua conta.

Uma outra boa razão para usar o cartão de débito pode ser quando o seu limite de crédito é baixo ou já está comprometido com outras compras, mas você têm dinheiro suficiente em sua conta corrente para fazer suas compras. Nesse caso, é só usar o cartão como você faria normalmente e pedir para utilizar a função de débito.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Pedro  em 3/11/2009: 15:59

    No cartão de credito x debito com chip como posso ficar sabendo antes de digitar minha senha se o comerciante realmente esta efetuando minha compra no credito. Estes dias fui enganado e so posteriormente fiquei sabendo que fui enganado, comprei pensando que era credito e na realidade era debito, digitei minha senha e verifiquei o valor, mas não tinha como ver se era debito ou credito, mas o sacana direcionou para debito, mas eu havia solicitado credito. Esse fato precisa ser revisto.

  2. Cra-Zuck Manuel  em 20/10/2010: 11:32

    pasam a ser mas explicitos em vossas respostas.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito