Cartao de Credito

Cartão Nacional x Internacional: Qual o melhor? Veja como escolher

De um modo geral, as administradoras de cartão de crédito seguem um padrão para definir a nomenclatura de seus cartões. O mais simples é o cartão nacional (normalmente, classic), em seguida vem os cartões internacionais, como gold, platinum e infinite ou black (Infinte para Visa e Black para Mastercard). Quanto mais completo for o cartão, incluindo seguros, benefícios, programas de recompensas e milhas etc, maiores serão os seus custos. Por isso, o cartões nacionais são mais baratos que os internacionais, pois oferecem menos benefícios para os seus usuários.

A grande dúvida que surge diante dessa situação é qual tipo de cartão escolher? Para responder a essa pergunta, é preciso ter em mente o tipo de gasto que costuma fazer, ou seja, eu perfil de consumo de cada um.

Diferenças entre o cartão nacional e o internacional

Cartão Internacional

Cartão Internacional: quando ele é realmente vantajoso

Como o próprio nome indica, os cartões nacionais podem ser utilizados para compras, pagamentos e saques dentro do Brasil. Com esse tipo de cartão, o consumidor conta com até 40 dias para pagar a fatura e pode parcelar suas compras. Além disso, o cartão pode participar de algum programa de benefícios, dependendo da administradora.

Os cartões internacionais oferecem todas essas vantagens, com o diferencial de serem utilizados fora do país ou em sites estrangeiros. O portador poderá usar o plástico para fazer compras e pagamentos no exterior, contando também com alguns benefícios adicionais. Esse tipo de cartão costuma estar vinculado a serviços especiais para casos de viagens, como seguros e assistência internacional. Também é comum que participem de programas de benefícios, possibilitando a troca de pontos por passagens aéreas.

Nacional ou internacional: qual escolher

Na hora de escolher o seu cartão, é preciso pensar se você aproveitará os benefícios adicionais que ele oferece.

Um cartão internacional pode ser muito útil para que costuma viajar com frequência para fora do país (ou fazer compras no ebay, aliexpress etc), mas pouco vantajoso para quem só utiliza o cartão no Brasil. As vantagens exclusivas tem um custo para o consumidor percebido no valor da anuidade de cada um. Se você não pretende usar todos os serviços do cartão, acabará pagando mais por algo que não necessita.

Outro ponto importante é o limite de crédito de cartão. Os cartões nacionais costumam ter um limite menor, quando comparados com os internacionais. Se você usa o cartão com muita frequência, vai precisar de um limite maior, mesmo que não vá viajar para o exterior. No entanto, essa situação é completamente contornável. Você pode optar pelo cartão nacional e negociar com a administradora uma alteração no limite.

Lembre-se que o ideal é pagar apenas pelo que vai te beneficiar de verdade.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. rosenilda  em 29/12/2011: 20:03

    estou tentando resgatar meus pontos e esta impossivel o que posso fazer para resgatar.pois ja fiz tudo que vcs mandam mas esta dificil

  2. enternauta  em 2/01/2012: 10:44

    Tente entrar em contato com a empresa por uma central de atendimento ao consumidor e peça que o atendente faça um passo-a-passo com você.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito