Cartao de Credito

Cartão Pré-Pago para Viagens Internacionais

Apesar da crise financeira que tomou conta da economia brasileira e consequente desvalorização de nossa moeda, ainda são muitas as pessoas que fazem viagens para fora do país. Seja nos passeios turísticos, nos intercâmbios ou viagens de negócio, é cada vez maior o número de viagens internacionais. Nesse contexto, destaca-se o surgimento dos cartões pré-pagos para viagens. Os cartões servem para saques e pagamentos durante a viagem. O saldo fica disponível na moeda local, funcionando mais ou menos como um cartão de débito. Essa forma de pagamento facilita muito as compras no exterior.

A grande vantagem desse tipo de cartão é que não há cobrança de IOF, como nos cartões de crédito. No caso dos pré-pagos, a taxa é de 0,38% enquanto nos cartões tradicionais é cobrado 3% por cada operação. Além disso, os cartões pré-pagos garantem mais comodidade e segurança durante a viagem, uma vez que não é necessário transportar grandes quantidades de dinheiro. Caso o cartão seja perdido ou roubado, basta fazer uma ligação para que outro cartão seja enviado.

Outro diferencial é o maior controle financeiro, com a definição prévia do quanto pretende-se gastar. Pois com os cartões de crédito, nem sempre é fácil controlar os gastos.

Como Funcionam os Cartões de Viagem

Mastercard Travel Card

Mastercard Travel Card

O funcionamento é muito simples. Ao adquirir o cartão, o indivíduo decide quanto pretende gastar em sua viagem e faz a recarga do cartão. Imediatamente, esse valor é convertido para a moeda do país de destino, conforme o câmbio do dia. Dessa forma, é possível se livrar das variações de câmbio que podem ocorrer durante a sua viagem. Com o saldo, o cartão fica disponível para saques em terminais eletrônicos e compras em estabelecimentos conveniados, dependendo da marca escolhida. Novas recargas podem ser feitas pelo telefone ou internet, mesmo longe do Brasil. Também é possível consultar o saldo e o extrato online.

Opções de Cartão Pré-Pago

Até alguns anos atrás, existia apenas um cartão de viagem pré-pago disponível no Brasil: o Visa Travel Money. Com o aumento da cobrança de IOF, dois outros cartões foram lançados: o MasterCard Cash Passport e o American Express Global Travel. Hoje em dia já podemos encontrar vários outros cartões nessa categoria, que têm muitas vantagens para os seus usuários. Alguns dos grandes bancos brasileiros oferecem este tipo de cartão como um de seus serviços. Se você é correntista, vale a pena dar uma olhada nas condições de seu banco.

Quando for escolher o seu cartão é importante verificar se ele permite a inclusão de cartões adicionais, caso você precise, e também se permite as compras pela internet.

As taxas e benefícios variam de acordo com o cartão, sendo necessário compará-los para fazer a melhor escolha. Tudo isso vai depender do que você busca em suas viagens. A nossa dica é planejar a viagem com antecedência, definir o valor a ser gasto para então decidir qual cartão de viagem atende melhor às suas necessidades.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito