Cartao de Credito

Cartão sem anuidade: vale a pena não pagar?

Lendo num blog sobre promoções e dinheiro, me deparei com um post que dizia “Só paga anuidade quem quer”. Tenho que concordar que nisso eles estão bem certos.

Para bons pagadores, a anuidade é o principal gasto com o cartão de crédito e se você pode escolher não pagar a anuidade tanto melhor. Certo? Na verdade a resposta é: depende. Na maior parte das vezes sim, mas é preciso prestar atenção nas condições de seu cartão e no tipo de usuário que você é.

Cartões de crédito sem anuidade precisam recuperar o valor da anuidade de outra forma. (Você não achou que uma administradora de cartões iria fazer favores pra você, não é?) Em geral, o que acontece é que em cartões sem anuidade, algumas taxas para serviços extras são mais caras e em geral é cobrada uma taxa de inatividade. Isso quer dizer que você não paga anuidade, mas você precisa utilizar seu cartão regularmente.

Atualmente, duas administradoras no Brasil oferecem cartões de crédito com anuidade grátis. A American Express (que já publicamos matérias sobre os cartões American Express Blue e American Express Gold) e o banco Santander (que já falamos sobre opções de cartões mas ficou faltando falar do Santander Free).  Mas vale a pena ou não adquirir estes cartões? Você deve analisar principalmente duas coisas para responder esta pergunta. Quais benefícios principais você quer ter? Seu cartão sem anuidades oferece esses benefícios? A outra coisa é: você é um usuário regular do seu cartão de crédito? Se você utiliza seu cartão mensalmente e não se preocupa muito com benefícios extras, um cartão sem anuidade pode ser ideal. Se você usa seu cartão esporadicamente, apesar de pagar menos em seu cartão, você pode acabar aumentando os seus gastos mensais o que não é nenhuma vantagem.

Uma dica interessante do Blog Promoções e Dinheiro é que você sempre pode ligar para sua administradora de cartões e negociar o valor da sua anuidade. A idéia é dizer que você recebeu uma proposta ou está considerando adquirir um cartão sem anuidade e que irá cancelar o seu cartão atual. Sua administradora bem provavelmente irá fazer uma contra-proposta reduzindo a sua anuidade ou dando a você uma isenção temporária. Mas lembre-se, nada disso é garantido e os resultados dependem da sua negociação. De qualquer maneira, vale a pena tentar.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. Magali Soriano Ferna  em 6/06/2011: 05:49

    eu gostei sim ,e estou precisando urgentemente de um cartão de credito , mas infelizmente meu nome esta restrito, pois meu marido sujou meu nome, como fazer para tirar um cartão de credito,ja consultei os bancos e não consegui nada, por favor me ajudem obrigada

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito