Cartao de Credito

Cartões Black e Infinte: sinal de status? Vale a Pena?

Os bancos buscam oferecer cartões para pessoas de todas as faixas sociais. Os cartões do tipo Black e Infinite são voltados para pessoas com maior pode aquisitivo. Em comum, eles possuem as altas taxas e os benefícios exclusivos. Mas será que esse cartões “top de linha” são mesmo tudo aquilo que oferecem?

Para possuir um cartão do tipo Black ou Infinite, é preciso ter uma alta renda mensal – em geral, em torno de R$20.000,00 -, além de investimentos no banco. Normalmente, o cliente é convidado a participar do grupo seleto de possuidores de cartões tipo “premium”, devido à sua renda, suas movimentações bancárias, seus gastos com cartão de crédito e seus investimentos junto ao banco.

Quando tratamos de bancos, nada é gratuito. Esses grupos seletos são formados pelos melhores clientes do banco, ou seja, aqueles que trazem mais investimento e lucro para as instituições financeiras. E o banco quer recompensar esses clientes? Não exatamente. A ideia é manter a fidelidade dos correntistas.

Cartões Especiais

Cartões Especiais: até que pontos eles são vantajosos?

E quais são os benefícios oferecidos? Participação em eventos exclusivos, seguros e assistência em viagens internacionais, tratamento e taxas diferenciadas, são os atrativos comumente oferecidos pelos bancos. O foco dos benefícios costuma ser as viagens internacionais; além dos pontos que podem ser convertidos em milhas aéreas, os serviços de seguro e assistência podem chamar a atenção de quem realiza muitas viagens para fora do Brasil.

É possível perceber também a criação de uma distinção entre quem possui um cartão desse tipo e quem não possui. Por isso, os bancos afirmam que esses cartões são “símbolo de status”.

E essas vantagens compensam as altas taxas de anuidade? Em média, a anuidade de um cartão desse tipo gira em torno de R$500,00, muito superior a de cartões mais simples.  Por isso, mesma que pareça redundante, é sempre importante pensar nos custos e benefícios. Para que o cartão compense, o ideal é que você faça uso de todos, ou de boa parte, dos serviços oferecidos. Isso vale não apenas para os cartões tipo “premium”, mas para todos os outros. Muitas vezes nos deixamos seduzir pela oferta de vantagens que não vamos utilizar. De que adianta ter várias opções de seguro e auxílio fora do Brasil se você não costuma viajar para o exterior?

Os bancos costumam apresentar todas as vantagens, mas informam pouco (ou nada) sobre os custos, taxas e pagamento. É preciso buscar informações e não se deixar enganar. Lembre-se: não vale a pena pagar apenas para fazer parte de um grupo de pessoas diferenciadas. Antes de aderir a um cartão do tipo Black, Infinite ou similares, verifique o quanto ele atenderá realmente às suas necessidades.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Juraci Silva  em 22/10/2012: 21:29

    Sou cliente correntista do Bradesco desde 1979, logo que foi criado por este Banco as agencias PRIME, fui convidado pelo gerente para utilisar o mesmo através dos serviços
    oferecidos. Tenho a dizer que sempre fui muito bem tratado em todo esses anos de cliente,
    sempre resolvendo rapidamente de tudo que preciso e precisei.
    Foi me oferecido o Cartão Black, da Master Card, o qual acetei acerca de 2 anos, estou muito satisfeito, viajo para o exterior sempre e uso a sala vip em guarulhos, tenho um fino atendimento, bem como os serviços de primeira categoria.
    Muito obrigado Bradesco nota 10 e cartão.
    Juraci Zacarias da Silva

  2. Rosilma  em 1/07/2016: 17:12

    Boa tarde , costumo usar este tipo de cartão mas quando chega a anuidade peço sempre a insenção porque se deixarmos quieto é o que os bancos querem o aconselhável é sempre negociar com a operadora e o banco. E assim sou satisfeita pela assistência e serviço prestado pelos gerentes. itau

    gosto muito das dicas

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito