Cartao de Credito

CDB ou Poupança: Qual o Melhor Investimento?

Investir dinheiro é a melhor forma de realizar sonhos, garantir a aposentadoria e evitar imprevistos que podem atrapalhar a vida financeira. Mas quando um sobra algum dinheiro no final do mês, a maior parte das pessoas tem dificuldade para escolher o melhor investimento. É comum optarem pela caderneta de poupança por ser um tipo de investimento simples, conhecido e seguro, mas esta é uma opção que deve ser usada com cautela quando o objetivo é de longo prazo, pois o rendimento atual de uma caderneta de poupança sequer garante o poder de compra do valor aplicado, dada as altas taxas de inflação no país.

Geralmente, o tipo de aplicação ideal vai depender das necessidades de cada um, os objetivos, a aversão ao risco, bem como do valor em questão. Hoje falaremos sobre duas modalidades de investimento bem comuns: a caderneta de poupança e o certificado de depósito bancário (CDB).

Caderneta de Poupança

A poupança é a principal forma de investimento utilizada pelos brasileiros, principalmente entre as pessoas com menor renda. Algumas vantagens fazem com que as cadernetas de poupança sejam tão populares em relação aos outros investimentos:

CDB X Poupança

CDB X Poupança

  • O limite mínimo para depósito inicial é baixo ou inexistente: normalmente com apenas R$50,00 você já poupa tranquilo;
  • Tem um rendimento mensal garantido e nunca varia para baixo;
  • O rendimento é o mesmo para qualquer instituição financeira;
  • Valor pode ser resgatado a qualquer momento, ou seja, tem liquidez imediata;
  • Os ganhos obtidos são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas;
  • Garantia do Fundo Garantido de Crédito de até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição.

Por isso, a poupança é indicada para quem tem menos dinheiro para investir e pretende criar um fundo emergencial para evitar os imprevistos financeiros. É ótima para cobrir gastos inesperados, já que o dinheiro estará em mãos a qualquer tempo.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Os CDB’s são títulos emitidos pelos banco para a captação de recursos. Dependendo da quantidade investida e do banco, essa opção de investimento pode ser bem mais rentável que a poupança. No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos:

  • Uma data para resgate deve ser fixada entre o cliente e o banco. Assim o cliente não pode retirar o valor investido antes do prazo;
  • Existe dois tipos diferentes de CDB:
    • Prefixado: a rentabilidade dos títulos é definida no momento da aplicação com uma taxa fixa, por exemplo 12%a.a.
    • Pós-fixado: o rendimento varia de acordo com indicadores econômicos, sendo fixada um percentual sobre um índice, por exemplo, 90% do CDI
  • O ganhos com o CDB não são isentos de Imposto de Renda: São cobradas alíquotas entre 22,50% e 15% dos rendimentos dependendo do prazo do investimento;
  • Quanto maior for o valor investido, mais chances de negociação e maiores são os rendimentos;
  • Assim como a caderneta de poupança, o CDB também conta com a garantia do FGC em casos de falência do banco.

O CDB é mais indicado para quem possui valores mais altos para investir e pretende utilizar o dinheiro para adquirir algum bem ou realizar algum sonho no futuro de médio prazo. A dica, nesses casos, é procurar um banco que ofereça melhor condições de rendimento e escolher bem o prazo da aplicação. Bancos pequenos, normalmente tem taxas maiores, poré, o risco acompanha igualmente. Jamais invista mais do que o FGC possa cobrir em um CDB de banco pequeno.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
4 Comentários
  1. luiz carlos  em 6/08/2012: 20:46

    gostaria de saber qual é o valor e o tempo minimo para a aplicação em cdb

  2. Cartão e Crédito  em 9/08/2012: 14:58

    Olá Luiz, o prazo mínimo depende do contrato e da renda aplicada. Entre em contato com o banco e verifique as possibilidades.

  3. Rodrigo Emidio  em 5/03/2015: 07:34

    Olá tenho 5.000,00 reais pra aplicar mais tenho medo de errar aplicação e perde dinheiro , sabendo que esse ano está muito complicado , pensei no DÓLAR !! e uma boa opção ?

    Qual é a melhor aplicação?
    Obrigado!!

  4. Cartão e Crédito  em 17/04/2015: 11:13

    Rodrigo, se você tem medo de perder dinheiro, tente não investir em opções que podem ter perdas. Poupança ou CDB não variam para baixo.
    Uma opção melhor, para seu caso, podem ser títulos do tesouro atrelados à SELIC. Eles não tem variações negativas e rendem hoje aproximadamente 12% ao ano.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito