Cartao de Credito

Como Escolher a Melhor Data de Vencimento Para o Seu Cartão

Juros, limite, anuidade, fatura… é tanta coisa para observar em um cartão de crédito que acabamos nos esquecendo de um detalhe importante: a data de vencimento da fatura. Esta data é aquele dia em que você precisa pagar o boleto para quitar seus débitos com a operadora de cartões a fim de evitar que sejam acrescidos juros na próxima fatura e/ou que seja necessário negociar seu débito com o banco e evitar que o nome vá parar em algum cadastro de devedores como SPC ou SERASA.

Pode parecer bobagem, mas o dia de pagamento da fatura do cartão pode fazer muita diferença no controle de suas finanças. Por isso, é fundamental escolher uma data adequada, tomando como referência a sua vida financeira e o ciclo de pagamentos que tem.

Data de Vencimento

Data de Vencimento

Como escolher o dia certo

Você já imaginou como deve ser complicado receber no começo do mês mas só a pagar a fatura muito depois? Esse problema acontece com algumas pessoas. O ideal é sempre casar o dia do pagamento do boleto com o período em que você recebe seu salário, aposentadoria ou benefício. Por exemplo, a maioria dos trabalhadores que não recebem adiantamento devem receber seu salário no quinto dia útil do mês. Isso quer dizer que o pagamento ocorre entre o dia 5 e 8 de cada mês. Seria interessante colocar o vencimento para dia 10, 12 ou 15, no máximo.

No caso de autônomos, que não recebem em data fica, a questão é um pouquinho mais delicada. Essas pessoas devem ter mais controle sobre os gastos e tentar pensar em uma data de vencimento que não coincida com as “vacas magras”.

Trocar o Dia de Vencimento

Quando eu fiz o meu cartão, há muitos anos, o gerente não me perguntou qual seria a data de vencimento que eu queria (ou se perguntou, eu não me lembro). Desde então, a fatura é cobrada no dia 16, algo que eu nunca quis mudar pois coincide bem com o período em que recebo meu salário. Porém, caso eu quisesse mudar o vencimento para o dia 10, por exemplo, precisaria entrar em contato com o banco para verificar: 1. se existe disponibilidade de usar esta data; 2. se eu tenho a possibilidade de fazer a troca.

Esse procedimento pode ser feito pela central de atendimento ou diretamente na agência bancária. Alguns bancos já oferecem o serviço online, pelo internet banking ou aplicativo de celular.

Cuidado Com os Atrasos

Caso a data não seja bem escolhida, é possível que você tenha dificuldades para quitar a sua fatura sem atrasos. Isso significa que você poderá pagar multa de até 2% ao mês (independente da quantidade de dias de atraso) e juros de mora de até 1% ao mês. Numa fatura de R$1.000, essas cobranças equivalem a R$30,00, mesmo que você pague a conta no dia seguinte ao vencimento. Para evitar esse gasto a mais desnecessário, é preciso ficar de olho na data de vencimento.

Há sempre a preocupação com o rotativo também. Evite atrasos e evite pagar o mínimo se tiver apenas parte do dinheiro. Dê preferência à negociação ou parcelamento da fatura. Uma linha de crédito mais barata pode ser uma alternativa para quitar seu pagamento também e evitar juros altos.

E o melhor dia para compra?

Falamos em escolher a data de pagamento em relação ao salário e pagamentos, mas uma outra alternativa de escolher a melhor data de pagamento é aquela data chamada de “melhor dia para compra“, quer dizer, o dia seguinte ao fechamento da fatura onde suas compras só serão cobradas dentro de 40 dias.

Se você tem gastos fixos em determinada data, vamos supor, sempre faz uma compra de supermercado grande no cartão de crédito no dia 10. Então escolher o vencimento da fatura no dia 20 pode ser benéfico ao usuário do cartão pois assim ele pagaria a compra apenas no dia 20 do mês seguinte.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito