Cartao de Credito

Como escolher o melhor cartão de crédito

Com a popularidade dos cartões de crédito aumentando, muita gente com interesse em adquirir o primeiro cartão têm me procurado perguntando como escolher o melhor cartão. Nesse breve artigo iremos, então, discutir quais são os principais elementos que você deve levar em consideração ao adquirir um cartão de crédito.

Anuidade

A primeira coisa a observar ao avaliar uma proposta de cartão é sua anuidade. Anuidade é a taxa que você pagará anualmente para poder utilizar seu cartão. Ela variará conforme a empresa, com a quantidade de crédito que você tem e, muitas vezes, de acordo com a quantidade de operações que você fará com seu cartão. É importante observar que algumas emissoras de cartão não cobram anuidades. Em geral, nesses casos, o valor da anuidade estará associado a alguma outra forma de pagamento, por exemplo, na adesão ao programa de vantagens ou na obrigatoriedade de uma certa movimentação mensal no seu cartão.

Um detalhe importante para observar nesse quesito é que algumas empresas oferecem o primeiro ano de anuidades com desconto. Nesses casos você deve ter em mente que o principal valor a ser considerado será o que você pagará após o período de desconto.

Programa de Vantagens

Eu pessoalmente não acredito que se deva dar muita atenção aos programas de vantagens de um cartão, mas isso é certamente algo que deve ser levado em consideração. Especialmente para pessoas que compram muito nos cartões, os benefícios que um cartão oferece como produtos associados podem fazer a diferença.

Fique atento ao analisar essas vantagens, não aos benefícios que a empresa de cartões potencialmente oferece, mas sim àqueles que você julga que irá, de fato, desfrutar.

Taxas de juros

Esse é um dos quesitos mais importantes para levarmos em consideração pois, independentemente de recorremos ao pagamento parcelado das faturas regularmente ou não, essas taxas são altas demais para que as ignoremos. Exatamente por ser esse o ponto fraco de qualquer cartão, muitas vezes é difícil encontrar em anúncios publicitários qual é a taxa de juros que aquela empresa pratica.

Não se deixe levar pelos sorrisos dos comerciais e sempre leia com calma as letrinhas miúdas onde você encontrará esse tipo de informação. Por outro lado, se você já é um usuário de cartão com alguma experiência e já sabe que não recorrerá ao crédito rotativo, não é preciso se preocupar tanto com as taxas de juros. Fique atento à elas, mas dê mais valor à anuidade e aos prazos de pagamento, por exemplo.

Qual cartão escolher?

Qual cartão escolher?

Descontos

Alguns cartões oferecem descontos em estabelecimentos conveniados, via de regra muito pequenos e somente para alguns clientes. Esse é um quesito que tem um certo peso, mas considero de difícil avaliação pois muitas vezes é difícil saber qual será o real benefício que você tirará desses descontos. Para a maior parte dos usuários, nenhum.

Prazo de pagamento

Uma das formas mais inteligentes de se usar o cartão de credito é como um adiador de pagamento. Isso quer dizer que você efetua a compra agora, mas você só terá que pagar por ela daqui a algum tempo, mais ou menos um mês depois. Se esse é seu objetivo ao trabalhar com cartões, é preciso, obviamente, prestar atenção em qual cartão te oferecerá o melhor prazo para pagar.

Como escolher

Chegamos agora à parte difícil. Não há receitas que sirvam para todos os usuários. Tentei nesse artigo mostrar quais são os pontos que você deve pesar, mas o cálculo sempre dependerá do tipo de usuário que você é. Se você paga sempre em dia, como falei, as taxas de juros são menos importantes que o prazo. Se você usa pouco o cartão, em geral os benefícios associados e os descontos farão pouca diferença.

O valor da anuidade é sempre importante independentemente de como você usará o cartão, mas você jamais deve decidir por um cartão levando em conta somente essa característica.

Por fim, uma dica que vale para todos: não aceite a primeira proposta sem avaliar o que outras empresas te oferecem. Apesar de, às vezes, ficar difícil escolher quando tratamos de detalhes, ao observar esses cinco quesitos de que tratei, você certamente poderá fazer uma escolha consciente que te permitirá usufruir do seu cartão da forma mais vantajosa possível.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
13 Comentários
  1. Erilêne  em 3/09/2009: 06:07

    Bom dia!

    Gostaria de saber quantos pontos tenho,e como usufruí-los?

  2. werkema  em 8/09/2009: 19:11

    Cara Erilene, confira o post cartaoecredito.net/cartao/programa-de-vantagens-banco-do-brasil/

  3. Nanda  em 8/10/2009: 08:49

    Gostei muito desta reporatgem, a dias procurava informções. Muito obrigado, mas gostaria de saber se posso pedir um cartão com anuidade e sem taxa mensal, ou se eu pedir sem anuidade e com taxa mensal, essa taxa mensal será cobrada somente quando eu fazer compras ou sera descontada sem o uso? Espero resposta urgente, se possivel no meu e-mail. Obrigada!

  4. werkema  em 12/10/2009: 15:48

    Obrigado, Fernanda. A anuidade é a taxa cobrada pela utilização do cartão. Ela não necessariamente acontece em um unico pagamento anual, mas em geral é dividida em 4 ou mais parcelas. As opções de pagamento dependerão do tipo de cartão e do banco que você escolher. A anuidade é cobrada mesmo se você não utiliza o seu cartão para fazer compras.

  5. Gustavo  em 6/06/2010: 16:22

    Muitas pessoas dizem

    que nao pagam nada em seus cartoes

    apenas aquilo que compram

    isso é posivel ou é só ilusao mesmo?

    E para quem desconhece totalmente a pratica do cartao de credito

    qual seria o melhor cartao ou a melhor opçao a ser tomada?

  6. werkema  em 8/06/2010: 06:27

    Alguns cartões realmente não cobram anuidade, mas nem sempre essa é a melhor escolha. Se você leu o post acima, Gustavo, você deve saber que não há resposta para sua segunda pergunta, né? A melhor escolha de cartão depende sempre do perfil do cliente.

  7. valeria do espirito  em 9/06/2010: 15:25

    preciso da lista de produtos que posso trocar meus pontos do cartâo teria como enviar pro meu e.mail pois nâo consegui encontrar

  8. werkema  em 9/06/2010: 19:12

    Infelizmente não dispomos desse tipo de lista.

  9. Ismael Suhre  em 13/08/2010: 19:20

    Boa Noite

    Tenho a seguinte duvida,abri uma cc no HSBC e me disseram que eu tinha um cartão de credito pré aprovado o HSBC Advanced Platinum,minha duvida o que realmente muda de um cartão gold para um platinum por exemplo?limite maior?maior aceitação?

    agradeço a atenção.

  10. werkema  em 16/08/2010: 20:12

    Ismael, em geral, o que muda é que o cartão platinum tem limites maiores, mais benefícios extras (por exemplo: serviço assistência técnica, seguros, programas de relacionamento) juros e tarifas de serviço um pouco mais baixos, mas com a anuidade mais alta. A aceitação é a mesma, mas o cartão Platinum é associado a uma imagem de maior status.

  11. Patricia  em 14/11/2010: 07:00

    Não consigo me cadastrar em nenhuma promoção de cartões. N ão entendi nada dessas explicações de vantagens, acho que devia ser explicado com mais clareza.

  12. eduardo augudto da c  em 21/07/2011: 12:10

    preciso da lista de produtos que posso trocar meus pontos do cartâo teria como enviar pro meu e.mail pois nâo consegui encontrar

  13. enternauta  em 14/09/2011: 20:48

    Caro Eduardo,
    nós não somos representantes de nenhum banco.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito