Cartao de Credito

Como Fazer um Cartão de Crédito

Muitas pessoas confundem este blog, que trata sobre cartões de crédito, com as próprias instituições que oferecem este serviço. Frequentemente recebemos pedidos para enviar propostas para cartões de crédito, mas não emitimos cartões de crédito. Para tanto, é necessário entrar em contato com uma operadora de crédito (que pode ser um banco, por exemplo) e seguir as recomendações desta operadora. Nosso papel se restringe a dar as dicas de como fazer isso da melhor maneira possível e retirar possíveis dúvidas sobre cartões e outros assuntos financeiros.

Funcionamento do Cartão de Crédito

A primeira coisa antes de querer ter um cartão de crédito, é saber o que é e como ele funciona. Para isso, já fizemos uma pequena introdução sobre o funcionamento dos cartões de crédito. Também é interessante saber dos vários tipos de cartões oferecidos pelas empresas.

Mas, o principal é saber se você quer ou precisa de um Cartão de Crédito ou Débito. Com estas questões esclarecidas, vamos para o passo seguinte.

Escolhendo o Cartão

Cartões de Crédito

Escolhendo um cartão de crédito

As opções de cartões de crédito são muitas, mas desde 2011, as operadoras de cartões são obrigadas a seguir algumas normas dadas pelo Banco Central a fim de facilitar a vida do usuário (Fique por dentro do que mudou no Cartão de Crédito). Basicamente, agora existem apenas dois tipos de Cartões de Crédito, o Básico e o Diferenciado.

Se optar pelo Cartão Básico, terá um cartão nacional ou internacional com anuidades mais baratas, porém, não terá direito a vários benefícios dos cartões diferenciados. Estes benefícios são o acúmulo de pontos e milhas para troca por prêmios. Se você não gosta de participar de promoções e prefere economizar nas taxas, o cartão Básico é o ideal. Agora, se usa bastante o cartão de crédito e quer acumular milhas para viagens, vá com um Cartão Diferenciado.

Um cartão internacional só faz sentido se você viaja muito ou faz compras no exterior, do contrário, opte por um cartão de crédito nacional.

Escolhendo a Bandeira

Existem várias bandeiras no mercado. Além das tradicionais VISA, MasterCard (descubra qual é o melhor) e American Express, existem ainda a Diners, CrediCard, a ELO, além de empresas menores como a HiperCard, Cabal e algumas outras. Cada bandeira de crédito tem sua particularidade. Algumas com taxas melhores, outras com mais vantagens no uso do cartão. A aceitação também é um ponto importante. Visa e Mastercard são as mais aceitas, em geral. Mas atualmente a bandeira Elo tem um excelente aceitação no mercado.

Escolhendo a Operadora

No geral, o mais interessante é pedir um cartão de crédito de uma instituição da qual você seja correntista. Sendo correntista de um banco, você terá anuidades mais baixas, um limite automático que dependerá de sua movimentação bancária e ainda pode aproveitar de comodidades como débito automático, internet banking etc. Mas nada impede que se tenha um cartão de crédito sem conta corrente. Porém, neste caso, terá que apresentar comprovantes de renda que determinarão seu limite.

Também é possível ter cartões de créditos de outras instituições que não sejam os bancos. A escolha depende das facilidades que oferecem.

Fazendo uma Proposta de Cartão de Crédito

Depois que já descobriu qual cartão de crédito quer, basta submeter uma proposta à instituição. A maioria delas aceitam uma submissão online, pelo site.

Em geral, os documentos exigidos são a carteira de identidade (R.G.), o CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. E, após análise dos dados, você receberá a resposta da operadora.

Já Tenho Meu Cartão de Crédito, e Agora?

Agora saiba como usar seu cartão de crédito inteligentemente e evitar alguns problemas no uso do cartão e também de segurança.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
6 Comentários
  1. Marizete santos  em 11/07/2011: 07:45

    Como fazer um cartão de credito visa sem conta em banco

  2. cristianebezerra  em 3/11/2011: 12:42

    preciso muito de um cartão itau

  3. enternauta  em 7/11/2011: 10:40

    Nós do Cartão e Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito, portanto nunca enviamos propostas de cartão de crédito nem empréstimo.

    Lembramos que você NUNCA deve fornecer suas informações a ninguém por telefone ou pela internet.

  4. joserobertoarcanjo  em 10/08/2013: 01:21

    Nao sou chegado a cartao mas pelo seu comentario e de alguns dos meus amigos fiquei interessado a ter um Mas eu so gostode ytabalhar com a caixa economica tenho sessente anos e so conheço este banco

  5. Jussara  em 20/04/2016: 10:15

    como fazer um cartão consignado e quais bancos operam essa modalidade? obrigada

  6. Cartão e Crédito  em 15/06/2016: 11:01

    Voc~e tem que apresentar sua renda que lhe dê margem a empréstimos consignados, Jussara.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito