Cartao de Credito

Como Investir na Compra de Ouro

O ouro é conhecido pelo seu grande valor. Mas o que vemos desde o final de 90 foi a sua perda de espaço, já que mercado financeiro em todo o mundo passou por mudanças e modernização. Antes dessa década, as compras de ouro eram feitas em grande escala.

Porém, após a crise de 2008 nos Estados Unidos, o metal voltou a ser visado pelos investidores, principalmente os que possuem menos capital. Isso aconteceu porque o ouro é considerado o melhor negócio para se prevenir das mudanças bruscas no mercado financeiro. Mas, até então, ele vem sido vendido em quantidades em comparação a 30 anos atrás.

Investimento em Ouro

Investimento em Ouro

Como comprar ouro?

Se o comprador optar por negociar diretamente na BM&F Bovespa (a bolsa de valores brasileira), só poderá comprar lotes de 250g de ouro e não menos que isso. Sendo assim, é necessária uma grande reserva de dinheiro.

Porém, existe outra forma de compra que é exatamente aquela que tem atraído as pessoas de classe média: os negócios feitos no mercado de balcão, que possibilita comprar pequenas quantidades de ouro e, assim, investir pouco dinheiro. No mercado de balcão é possível comprar de 1 grama a 1 quilo de ouro. Há, entretanto, uma restrição de R$10 mil reais em compras, o que é uma regra para evitar a lavagem de dinheiro.

Quem opta pelo mercado de balcão pode fazer o pagamento tanto através de boleto quanto através de depósito bancário. Para realizar esse tipo de compra, é necessário buscar por corretoras de valores que trabalhem desse jeito.

Venda do Ouro

Para realizar a venda do ouro, é necessário levar a mercadoria ao balcão de uma corretora ou enviar via Correios com todas as medidas de segurança necessárias. Assim, em três dias úteis a venda é finalizada.

Os riscos do investimento do ouro

Um dos maiores riscos do investimento no ouro é a sua cotação que varia diariamente em todo o mundo. Além disso, há o risco de armazenagem que pode ser evitado com a contratação de um serviço de custódia na própria bolsa de valores ou em algum banco. É possível verificar  informações da cotação do ouro pelo site Mercadorias e futuros, da BM&F Bovespa.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito