Cartao de Credito

Como Trocar a Bandeira do Cartão

Sempre que possível, respondemos a todas as questões de nossos leitores. O Rafael Guimarães no enviou a seguinte pergunta em um comentário aqui no blog: Tenho um Santander Visa e gostaria de mudar para Mastercard, como faço isso? Acreditamos que outras pessoas possam ter o mesmo problema, por isso optamos por escrever um artigo sobre o assunto.

Os motivos para desejar trocar a bandeira podem ser bem variados, vai desde a aceitação (principalemente) até às promoções oferecidas por cada uma das bandeiras disponíveis no mercado. Veja abaixo mais informações

Para Que Serve a Bandeira do Cartão?

Vamos usar o exemplo do Rafael. Ele tem um cartão de crédito emitido pelo Santander com a bandeira Visa. Uma forma de entender a bandeira é compará-la como sendo a marca do cartão. Assim, quando você vai comprar alguma coisa, precisa observar se aquele estabelecimento comercial recebe a bandeira do cartão. Em outras palavras, Visa, Mastercard, Amex e outras empresas são responsáveis por viabilizar a aceitação da forma de pagamento.

Além das grandes bandeiras já citadas, existem novas bandeiras que tentam se estaelebcer no mercado, muitas delas, nacionais e com o iniciativa dos bancos brasileiros.

Diferença Entre as Bandeiras

Bandeiras

Essas são algumas das bandeiras mais comuns no Brasil

Como a bandeira está diretamente relacionada com a aceitabilidade do cartão, é comum que os clientes queiram usar marcas mais bem estabelecidas no mercado. A marca Elo, por exemplo, embora tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda não é aceita em vários estabelecimentos, o que deixa vários usuários insatisfeitos. O mesmo vale para a bandeira Hiper. Para estas duas bandeiras, há restrições em várias maquininhas e a aceitação em pequenos comércios nem sempre é possibilitada.

Outra razão para a troca são os programas de incentivo, que dão descontos e recompensas para quem usa o cartão com frequência. Conforme a promoção vigente, os consumidores podem se sentir mais atraídos por uma marca que por outra. Quer um exemplo? Tanto VISA, quanto Mastercard possuem programas permanentes de fidelidade. A VISA tem o Vai de VISA e a Mastercard o famoso Surpreenda. Embora as características sejam bem semelhantes oferecendo descontos e prêmios para seus usuários, você pode preferir um programa ao invés do outro.

Como Mudar de Bandeira?

Se você, assim como o Rafael, quer mudar a bandeira do seu cartão, o ideal é entrar em contato com a administradora e ver quais as alternativas que tornam as trocas possíveis. Primeiramente, é necessário que exista uma parceira entre a instituição financeira e a marca de cartões que deseja obter. Também é comum que o cliente tenha que pagar pela emissão de um novo cartão. A dica é olhar o número de telefone impresso no plástico e tirar todas as suas dúvidas com o atendente.

A grande questão é que não é possível simplesmente trocar a bandeira e manter o número de seu cartão de crédito, é preciso solicitar um novo cartão em seu banco. Fique atento pois muitos bancos também oferecem a segunda bandeira grátis ou com um desconto considerável. Assim, você pode manter dois cartões e utilizar o que melhor lhe interessa no momento.



Por: Emília Silva. Categoria: Cartão // Tags: , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito