Cartao de Credito

Seguros dos Cartões de Crédito valem a pena?

Em tese, um cartão de crédito é uma forma de pagamento, que possibilita parcelamentos e prazo de até 40 dias para quitar as despesas. É um tipo de empréstimo em que a empresa cedente do cartão acredita que você, titular, irá cumprir com o pagamento da fatura na data acertada. Se isso não acontecer, juros serão cobrados.

No entanto, qualquer pessoa que usa um cartão sabe que ele oferece muito mais do que uma conveniência de pagamento de compras. As administradoras disponibilizam diversos serviços adicionais, como seguros, assistências e programas de recompensas. Mas será que todos esses acréscimos valem a pena?

Serviços Adicionais do Cartão de Crédito

Seguros do Cartão

Seguros do Cartão

Esses serviços adicionais não são gratuitos. Geralmente, a cobrança está embutida na anuidade, que o cliente acaba pagando mensalmente sem percebe que existem serviços extras.

Existem ainda algumas modalidades de seguro que são cobradas à parte na fatura. Por isso, é importante ficar de olho em tudo o que aparece na fatura mensal. Se você não utiliza o serviço oferecido, dá para deduzir que não vale a pena pagar por ele.

E, se você não utiliza nenhum dos serviços oferecidos pelo cartão, uma boa dica é optar por um cartão básico ou entrar em contato com a empresa para negociar as cobranças realizadas.

Seguros = Armadilhas

Duas modalidades de seguro estão se tornando bastante comuns, mas quase nunca compensam para o cliente. Eles são oferecidos por uma seguradora, que cobra um valor além das tarifas já cobradas pelo cartão. São eles: Seguro Contra Perda e Roubo e Proteção Contra Desemprego.

Perda ou Roubo

Muitos cartões cobram automaticamente por esse serviço sem que o cliente nunca tenha solicitado. No entanto, essa cobrança é considerada abusiva por todos os órgãos de defesa do consumidor.

Em situações de perda ou roubo, o titular do cartão deve comunicar a empresa e efetuar o cancelamento imediatamente. Qualquer gasto feito por outra pessoa, mesmo nesses casos, é de responsabilidade da empresa de cartões, que não garantiu a segurança do cliente com senhas e verificação da assinatura. Assim, o seguro se torna praticamente indispensável e será um gasto extra para o usuário.

Desemprego

Essa modalidade de seguro, dependendo do que for estabelecido no contrato, cobre as despesas já realizadas com o cartão de crédito caso o cliente seja mandado embora por razões alheias a sua vontade.

Inicialmente, o serviço pode parecer atrativo, mas as regras costumam ser tão complicadas que o consumidor dificilmente é beneficiado. Para verificar se o seguro vale a pena, o ideal é ler com atenção todas as condições oferecidas.

Importante: tenha em mente que a oferta desses seguros tende a ser mais vantajosa para a empresa que oferece do que para quem os contrata. Então, todo o cuidado é pouco.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito