Muitos cartões de crédito já disponibilizam um limite de crediário para que seus clientes façam compras parceladas. Em parceria com as empresas responsáveis pelas máquinas de cartão, como Cielo e Rede, é possível parcelar a compra em até 48 vezes, com cobrança direto na fatura do cartão. Conforme a análise de risco de crédito de cada cliente, é oferecido um limite especial para a modalidade “crediário”, independente do limite do cartão.
A ideia, com a criação desse serviço, é estimular o consumo, principalmente a classe C, que equivale à nova classe média. Porém, o consumidor deve estar atento, pois as vantagens mascaram os juros cobrados nas compras parceladas e o alto risco de inadimplência. No caso das compras no crediário com o cartão, também vale a regra do consumo consciente. Veja alguns cuidados que você precisa tomar com essa novidade.
Opção “crediário” na máquina da Cielo
As taxas praticadas variam de banco para banco. A Caixa Econômica, por exemplo, oferece juros mais baixos, entre 0,89% e 1,9% ao mês. O Banco do Brasil também tem juros mensal máximo de 1,9% e mínimo de 1,55%. A taxa mais elevada é cobrada pelo Itaú: 3,9% ao mês. Pode parecer pouco, mas nos parcelamentos de 48 vezes, essas tarifas podem pesar bastante no bolso do consumidor. Assim, o comprador precisa ter em mente que os crediários mais longos são mais prejudiciais para as finanças e observar os juros do seu cartão de crédito.
Outro problema relacionado à modalidade crediário é o acúmulo de dívidas. Como dissemos, o limite para esse tipo de venda é independente do limite do cartão. Dessa forma, a fatura somará as despesas parceladas no crediário e os demais gastos. Isso facilita o endividamento, porque o consumidor tem várias formas de comprometer sua renda. Quem optar pelo parcelamento, precisa considerar a taxa de juros e a somatória das dívidas. Se seu limite de crediário já está comprometido, a dica é evitar o uso do cartão e vice e versa.
Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.
Rede Card virou uma imensa dor de cabeça hoje em dia o que fala mais alto é o dinheiro e para ganha-lo não é facíl lutamos todos os dias mes a mes para manter nossas contas em dia digo não é fácil manter tudo em dia porque os juros são muito altos a ganancia fala mais alto do que o ser humano hoje o ser humano não tem valor algum perfeição não existe o unico ser que já pisou na terra unico perfeito foi JESUS CRISTO e foi crucificado por falar a verdade …. dos ganaciosos e mentirosos da sua epóca hoje não é diferente hoje em dia….