Cartao de Credito

Cuidados com o Crediário do Cartão de Crédito

Muitos cartões de crédito já disponibilizam um limite de crediário para que seus clientes façam compras parceladas. Em parceria com as empresas responsáveis pelas máquinas de cartão, como Cielo e Rede, é possível parcelar a compra em até 48 vezes, com cobrança direto na fatura do cartão. Conforme a análise de risco de crédito de cada cliente, é oferecido um limite especial para a modalidade “crediário”, independente do limite do cartão.

A ideia, com a criação desse serviço, é estimular o consumo, principalmente a classe C, que equivale à nova classe média. Porém, o consumidor deve estar atento, pois as vantagens mascaram os juros cobrados nas compras parceladas e o alto risco de inadimplência. No caso das compras no crediário com o cartão, também vale a regra do consumo consciente. Veja alguns cuidados que você precisa tomar com essa novidade.

Crediário

Opção “crediário” na máquina da Cielo

Os Juros

As taxas praticadas variam de banco para banco. A Caixa Econômica, por exemplo, oferece juros mais baixos, entre 0,89% e 1,9% ao mês. O Banco do Brasil também tem juros mensal máximo de 1,9% e mínimo de 1,55%. A taxa mais elevada é cobrada pelo Itaú: 3,9% ao mês. Pode parecer pouco, mas nos parcelamentos de 48 vezes, essas tarifas podem pesar bastante no bolso do consumidor. Assim, o comprador precisa ter em mente que os crediários mais longos são mais prejudiciais para as finanças e observar os juros do seu cartão de crédito.

Acúmulo de Dívidas

Outro problema relacionado à modalidade crediário é o acúmulo de dívidas. Como dissemos, o limite para esse tipo de venda é independente do limite do cartão. Dessa forma, a fatura somará as despesas parceladas no crediário e os demais gastos. Isso facilita o endividamento, porque o consumidor tem várias formas de comprometer sua renda. Quem optar pelo parcelamento, precisa considerar a taxa de juros e a somatória das dívidas. Se seu limite de crediário já está comprometido, a dica é evitar o uso do cartão e vice e versa.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. Clademir Baptistella  em 20/01/2014: 21:45

    Rede Card virou uma imensa dor de cabeça hoje em dia o que fala mais alto é o dinheiro e para ganha-lo não é facíl lutamos todos os dias mes a mes para manter nossas contas em dia digo não é fácil manter tudo em dia porque os juros são muito altos a ganancia fala mais alto do que o ser humano hoje o ser humano não tem valor algum perfeição não existe o unico ser que já pisou na terra unico perfeito foi JESUS CRISTO e foi crucificado por falar a verdade …. dos ganaciosos e mentirosos da sua epóca hoje não é diferente hoje em dia….

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito