Cartao de Credito

Dinheiro ou cartão? À vista ou a prazo?

Hoje em dia, temos diversas opções na hora de realizar pagamentos: dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, cheque, crediário, entre outras. Diante de tantas escolhas, nem sempre conseguimos escolher a mais adequada ou saber quando usar cada uma das opções.

Até bem pouco tempo atrás, os pagamentos só eram realizados através de dinheiro ou cheque. O surgimento do cartão como forma de movimentação financeira e pagamento alterou, e muito, as maneiras de comprar e pagar contas, uma vez que essas ações se tornaram possíveis sem que a pessoa tenha em mãos as cédulas de dinheiro. Essas mudanças trazem inúmeras vantagens, mas também desvantagens.

É possível escolher também entre compras à vista e compras a prazo. No primeiro caso, o cliente efetua o pagamento na hora, com dinheiro, ou usa o cartão de débito ou cheque para ter o valor abatido em sua conta corrente imediatamente. Com o cartão de crédito o cliente ganha alguns dias (até 40) para efetuar o pagamento para a operadora do cartão, mas, a rigor, se trata também de um pagamento à vista pois o valor é repassado ao estabelecimento onde se compra pela operadora.

Com o cartão de crédito, também é possível parcelar as compras, ou conseguir um prazo maior para que se efetue o pagamento. Nesses casos, dependendo da operadora do cartão e do estabelecimento, esses valores podem sofrer taxas de juros ou não. O cheque, mesmo sendo uma ordem de pagamento à vista, também é utilizado para o pagamento parcelado ou a prazo. Nessa situação, quem recebe o cheque se compromete a descontar o valor gasto em uma data futura, ainda que não seja obrigado a esperar o prazo solicitado pelo cliente. É o chamado cheque pré-datado.

Pagamento à vista

Dinheiro, cheque ou cartão? Qual a melhor forma de pagamento para você?

Os gastos à vista parecem ser a forma mais segura, pois o pagamento é efetuado imediatamente e não se contrai dívida. No entanto, com essa forma de pagamento é mais difícil manter o controle sobre as finanças. Você com certeza já ouviu dizer que “dinheiro na mão é vendaval” e, na maior parte dos casos, é mesmo. Geralmente, são os pagamentos à vista os responsáveis pelos gastos impulsivos, aqueles que a gente faz e acaba não contabilizando, como um lanche, um táxi ou uma peça de roupa.

Por isso, é preciso controlar o dinheiro que fica na carteira, assim como o cartão de débito. Para o cartão, recomenda-se guardar os comprovantes de compra e verificar diariamente os gastos realizados. Fazendo isso, você perceberá que gasta mais do que imagina com coisas inúteis. Já para o dinheiro, o ideal é andar somente com o necessário na carteira. Antes de ir até o banco para sacar mais, você repensará o gasto a ser feito, evitando, dessa forma, gastos impulsivos.

Pagamento a prazo

Os juros e taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito costumam assustar muita gente. No entanto, se usado da forma correta, o cartão de crédito permite um maior controle sobre os gastos mensais, bem como maior segurança nos pagamentos.

Com o o cartão de crédito, o cliente concentra o pagamento de todas as contas e compras em um único dia. Dessa  forma, é possível se programar para efetuar o pagamento. Além disso, a fatura do cartão discrimina todos os gastos realizados, possibilitando o controle sobre as finanças.

Se o pagamento da fatura for feito no dia correto, o cliente não paga juros sobre as compras e pagamentos. Por isso, o grande risco do cartão é, na verdade, a inadimplência. Quando o cartão não é pago dentro do prazo, as taxas de juros cobradas são bastante altas. Assim, o cartão de crédito é uma excelente forma de pagamento, desde que seja usado com cuidado.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. anselmo domingos prina  em 2/05/2013: 11:59

    gostei muio do post. sao coisas que na verdade eu nem sabia como funcionava. abraços

  2. sebastião Alves Teixeira  em 9/06/2017: 13:46

    melhor gualidade gostei muito nota 10

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito