Cartao de Credito

É possível pagar a fatura de um cartão de crédito com outro cartão de crédito?

Essa é um dúvida bastante comum: dá pra pagar um cartão de crédito usando outro cartão de crédito? Bom, a resposta imediata para essa pergunta é sim. Alguns dos cartões de crédito encontrados no mercado possibilitam o pagamento de contas, incluindo a fatura de outro cartão. A questão, nesse caso, é refletir se a alternativa realmente vale a pena.

Quem acompanha os artigos do Cartão e Crédito sabe que a melhor forma de não se endividar com o cartão de crédito é pagar o valor total da fatura antes da data de vencimento, sem atrasos. Mas caso você não tenha dinheiro para quitar o valor devido, é hora de pensar bem antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Vale a Pena Pagar um Cartão com Outro Cartão?

Tudo vai depender do seu cartão e das alternativas que você tem em mãos. Os cartões cobram taxas para efetuar qualquer tipo de pagamento, mas essa cobrança pode ser menor que os juros e multas do outro cartão. Nesse caso, vale a pena quitar a fatura com outro cartão de crédito.

Pagar Cartão com Outro Cartão

Veja como usar um cartão para pagar a fatura de outro cartão de crédito

Esta solução também pode ser melhor que usar o cheque especial ou algumas modalidades de empréstimo pessoal que tem juros altíssimos. O ideal é verificar todas as taxas, comparar bem e, em último caso, recorrer a essa alternativa. Por exemplo, muitas das vezes a tarifa para pagamento de contas é na casa de 2,5%. Um empréstimo pessoal como o Bom Pra Todos do Banco do Brasil ultrapassa os 5% de juros. O cheque especial fica acima de 10%. Nos três casos, há cobrança de IOF.

Claro que esta alternativa só deve ser usada se você tiver certeza que terá dinheiro suficiente para quitar a fatura do outro cartão, do contrário, só estará adiando o problema que deve ser encarado de frente.

Dicas Úteis

  • Quando você utiliza um cartão de crédito para quitar a fatura de outro, está apenas adiando a dívida por alguns dias. Assim, é importante se certificar que na data de vencimento do outro cartão você terá o dinheiro em mãos para pagar o valor devido;
  • Fazendo isso, também é possível parcelar o valor da fatura com o novo cartão. Nesse caso, é muito importante observar as taxas de juros cobradas;
  • Em alguns casos, o pagamento pode ser feito pela internet ou na financeira responsável pelo seu cartão;
  • Se você possui algum dinheiro guardado na poupança, é melhor utilizá-lo para quitar o valor devido e depois repor. Nunca é bom pagar juros.

Lembramos que esse tipo de solução deve ser usado somente em situações emergenciais. Se a dívida for recorrente ou não tiver condições de quitar a fatura do cartão seguinte, é melhor cancelar o cartão e buscar formas de renegociação do valor devido.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
5 Comentários
  1. francisco de assis  em 5/11/2012: 08:53

    sendo assim fica muito bom,melhor que usar cheques ou outra forma de pagamento!!

  2. sirlei passos  em 5/11/2012: 10:32

    muito bom saber q podemos pagar a fatura com outro cartao de credito.

  3. Izaltino Medina  em 15/07/2014: 18:23

    Quem não tem controle para seus gastos não deveria sequer possuir um cartão de crédito
    A alternativa somente será boa se no mês seguinte você tiver todo o dinheiro para quitar sua dívida.

  4. JOSE AMILTON DE OLIVEIRA  em 26/03/2016: 19:27

    Gostei, sendo assim, e bem melhor do que usar outras formas de pagamentos. EX cheques,empréstimos ou mesmo parcelas. BOA.

  5. Cartão e Crédito  em 28/03/2016: 20:02

    Sim José. Raramente é vantagem pagar um cartão com o outro.
    Somente em casos bem específicos.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito