Cartao de Credito

Entenda o Código de Segurança do seu Cartão de Crédito

A questão da segurança é muito importante quando o assunto é cartão de crédito. Afinal, as fraudes ocorrem com muita frequência e ninguém gosta de ser lesado em qualquer situação. Hoje em dia, podemos contar com algumas tecnologias que dificultam a ação de pessoas mal intencionadas, como os chips inseridos nos cartões. Além disso, alguns bancos emissores também o uso de senha para compras no crédito, substituindo as assinaturas.

No entanto, em compras não presenciais, como é o caso do comércio online, esses recursos não podem ser utilizados. Existem alguns outros dispositivos diferenciados para viabilizar uma compra mais tranquila e seguro, uma delas são os cartões virtuais que têm validades curtas, específicas para um determinado uso. Independente disso, esse tipo de transação online exige o uso do código de segurança do cartão para impedir que outras pessoas comprem em seu nome.

E você sabe encontrar este código? Veja abaixo como descobrir o código.

Código de Segurança

Na imagem, podemos observar onde encontrar o código verificador na maior partes dos cartões

Como Identificar o Código Verificador

O código verificador ou código de segurança é uma sequência numérica que está impressa no cartão de crédito. A localização do código depende do tipo e o emissor do cartão de crédito. São duas opções:

  • Cartões Visa, MasterCard, Discover, Diners, ELO e Hiper: o código possui três números e está localizado atrás do cartão, geralmente abaixo da tarja magnética. Muitas das vezes, este código também corresponde aos três últimos números do cartão de crédito invertido;
  • Cartões American Express: cartões Amex têm um formato diferenciado em relação aos códigos de segurança. A sequência numérica tem 4 número e pode ser encontrada na parte da frente, acima do número do cartão.

Mais Segurança

Esse código torna as transações eletrônicas mais seguras, porque somente quem está com o cartão em mãos pode informar a sequência numérica do próprio cartão. Para dar mais garantias nas compras online, os sites também solicitam o nome do usuário do cartão conforme escrito no plástico e também a data de vencimento do cartão de crédito, outro dado que fica disponível no próprio cartão de crédito. Ainda assim, é bom tomar alguns cuidados na hora de utilizar o seu cartão:

  • só faça compras em sites de comércio eletrônico confiáveis, com boa reputação ou que tenham certificados de segurança emitidos por empresas séries;
  • Nunca empreste o seu cartão para outras pessoas. Cartões de crédito são pessoais e intransferíveis, não confie e não passe os dados do cartão a outra pessoa;
  • não informe os dados do seu cartão por telefone, sobretudo se receber ofertas de produtos muito atrativas;
  • em caso de perda ou roubo, informe o banco imediatamente e não deixe que os dados caiam em mãos erradas;
  • se seu banco oferecer o cartão virtual (Caixa, Itaú e Banco do Brasil têm esta função), prefira usá-lo, pois com este cartão os dados de seu cartão de crédito não circulam pela rede.

Dica importante: os bancos são responsáveis por oferecer segurança aos seus clientes. Por isso, o portador do cartão não pode ser onerado em casos de fraude ou cobrança indevida, porém, não pode haver omissão por parte do cliente também.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
4 Comentários
  1. Fernando Carlos Martinez  em 1/10/2012: 08:10

    Gostei, claro , explicativo, muito apropriado para os tempos que estamos vivendo. Obrigado mais uma vez. Boas dicas !!!!!.

  2. CHINHAKI GAKIYA  em 1/10/2012: 10:05

    Essas dicas são de suma importância, principalmente para pessoas que
    não estão habituadas ao uso do cartão de crédito.

    Chinhaki Gakiya

  3. Clovis Monteiro  em 1/10/2012: 18:29

    Achei muito importante as orientções, pois diàriamente somos vítimas de estelionatários.

  4. Aycilma C. Coelho  em 2/10/2012: 09:59

    Boas observaçoes. Obrigada

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito