Cartao de Credito

As novas regras para os Cartões de Crédito

Quem está acostumado a acompanhar o blog ou o mercado de cartões em geral, vê quão confuso são as regras, tarifas e outras informações relacionadas ao dinheiro de plástico. Consequência dessa confusão e falta de infromação é vista nas dúvidas postadas todos os dias no nosso blog. Pessoas que não entendem o básico sobre os cartões de crédito e que, acabam por contrair grandes dívidas porque na raiz faltou um pouco de informação.

Acontece que a fim de facilitar o entendimento o governo estabeleceu algumas novas regras que já estão valendo a partir deste mês, outras terão validade a partir de junho e outras apenas em dezembro. Com isso, espera-se clarificar tanto o novo usuário de cartão de crédito, quanto o antigo, pois, uma vez bem definido o que pode e o que não pode, fica muito mais fácil de comparar entre os diversos produtos oferecidos pelas operadoras de crédito.

Cartão de Crédito – Novas Regras

Tarifas

As tarifas cobradas pelos cartões de crédito se resumirão a:  anuidade, emissão de segunda via, uso de saque no crédito, pagamentos de contas e limite emergencial de crédito.

Padronização

Cartões de Crédito

Cartões de Crédito

Os cartões serão padronizados em modelos: O Cartão Básico que se resumirá à operações de pagamento à vista ou compras parceladas e também o Cartão Diferenciado, que oferecerá benefícios como bônus e milhagens. Estes benefícios poderão ter custos incorporados à anuidade.

Envio de Cartões

Não mais serão enviados cartões de créditos para consumidores sem que estes tenham solicitado previamente o cartão.

Contrato

Serão duas formas de o consumidor ter seu contrato: uma completa e outra simplificada, com as principais informações.

Fatura e extratos

As informações devem estar bem dispostas e objetivas nas faturas. Tarifas, juros, encargos devem ser bem detalhados e não podem estar dispostos de forma tedenciosa. Assim, valores, principalmente de juros em casos de pagamentos mínimos ficarão bem explícitos.

Crédito Rotativo

O pagamento passará a ser de 20% do valor da fatura até o fim do ano. Assim, evita-se o endividamento maior devido ao uso do crédito rotativo.

Cancelamento

O cancelamento do cartão de crédito pode ser solicitado à qualquer momento, mesmo nos casos em que haja alguma dívida pendente. Claro, a dívida deve ser paga, independente do cancelamento do cartão.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
3 Comentários
  1. Marcelo T. Barbosa  em 19/12/2011: 09:52

    Preciso cancelar meu cartão itaucard/visa, com urgencia, necessito instruções para esta operação. Grato. Marcelo Tourino Barbosa

  2. enternauta  em 19/12/2011: 17:33

    Você deve entrar em contato com seu banco ou operadora de cartão de crédito. Nós somos apenas um blog de notícias.

  3. valdemar  em 17/02/2014: 07:12

    muito oportunas e objetivas enriquece nosso conhecimento.grato

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito