Cartao de Credito

O Cartão de Crédito É Somente Uma Forma de Pagamento

A popularização dos cartões de crédito é impressionante. Até bem pouco tempo atrás, há cerca de uma década, o uso do cartão de crédito era visto como “coisa de rico”. Porém, de uns anos para cá, a forma de pagamento ganhou espaço entre todas as classes, tornando-se muito comum entre os brasileiros.

Cartões de Crédito

Cartões de Crédito

Identificando um Problema

Essa popularização não é necessariamente negativa, mas deve ser analisada com cautela. Primeiramente, ela indica que o acesso ao crédito cresceu. Com os avanços econômicos obtidos recentemente e a elevação na renda geral da população, um grande número de pessoas foi inserido no mercado de consumo. Esse processo é importante, no entanto, também traz problemas. O aumento na inadimplência, por exemplo, está estreitamente ligado à oferta de crédito.

Mal Uso do Cartão

Vários consumidores possuem um cartão de crédito, mas não sabem como utilizá-lo. Essas pessoas tendem a usar o limite como uma complementação da renda, ou seja, como se fosse um dinheiro a mais que possibilita a aquisição de produtos e serviços. Elas se esquecem que o cartão é somente uma forma de pagamento, ou seja, que esse dinheiro vai ser cobrado em, no máximo, 40 dias. Dito de outro modo, para comprar com o cartão é necessário ter o dinheiro, assim como no cartão de débito. A única diferença é que o prazo para pagamento é um pouco maior.

Conclusão Importante

Uma pessoa que tem renda mensal de R$1000,00 e um cartão com limite equivalente a essa quantia está fadado ao endividamento. Para fazer um bom uso do cartão, é necessário disciplina e organização. O limite de crédito não pode ultrapassar 1/3 da sua renda mensal e o pagamento da fatura deve sempre ser feito no valor total (sem uso do crédito rotativo). O título do artigo lembra algo fundamental: o cartão é apenas uma forma de pagamento. Ele não aumenta sua renda nem sua possibilidade de compra. Tenha isso em mente para usar os benefícios do cartão de crédito sem se endividar.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito