Cartao de Credito

O Que Fazer Com o Cartão de Crédito Vencido?

Você já parou para pensar sobre a forma mais segura de jogar um cartão de crédito fora? Depois que eles perdem a validade, não tem mais porque guardar os cartões na carteira. No entanto, é difícil saber o que fazer, já que simplesmente jogar o cartão no lixo pode oferecer riscos ao usuário.

É preciso ter alguns cuidados ao descartar um cartão, mesmo que ele já tenha passado da data de validade. Abaixo, você aprenderá algumas dicas sobre como proceder depois que o cartão de crédito vence ou é cancelado.

Quando o Cartão Vence?

Se você observar bem, todos os cartões têm impressos a data de validade. De um modo geral, eles valem de 3 a 5 anos, dependendo da operadora e do tipo de contrato. Para descobrir a data de vencimento, basta olhar a parte da frente do seu cartão. Ela estará informada assim: mm/aa.

Exemplo: um cartão cuja data impressa é 09/16 deixará de valer em setembro de 2016.

A partir dessa data, o usuário precisará solicitar um novo cartão caso a administradora não o substitua automaticamente. A maior parte dos bancos envia o cartão sem necessidade de solicitação, mas se você não tem conta, talvez seja necessário concordar com um novo contrato. Em caso de dúvida, o melhor a fazer é entrar em contato com a empresa responsável pelo telefone impresso atrás do cartão.

Cortar o Cartão

Cortar o cartão de crédito vencimento é o melhor para manter sua segurança

 

Não Consegui Usar Meu Cartão

Se você tentar usar o cartão e não consegue, é bem possível que ele esteja vencido. Nesse caso, é importante observar a data de vencimento. O banco não avisa previamente quando vai efetuar o cancelamento.

Após o vencimento, o cartão é excluído dos sistemas da operadora. Assim, ele deixa de servir como forma de pagamento. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com as informações contidas no cartão. Por isso, o cartão deve ser estragado antes de ir para o lixo.

 

Como Descartar o Cartão?

Para jogar o cartão de crédito vencido fora, é necessário seguir as recomendações abaixo. Mas atenção: só inutilize-o depois de receber um novo ou cancelar os serviços junto à operadora. Agora, veja as instruções:

  • Se o seu cartão tem tarja magnética (a maioria tem), use algo pontiagudo como um chave de fenda para riscá-la de uma extremidade à outra, fazendo um corte profundo. Isso impede que, no futuro, alguém possa tentar ler os dados contidos na tarja.
  • Caso o cartão seja de chip, a segurança é maior mas você também pode usar algum instrumento para danificá-lo.
  • Depois disso, é hora de picotar bem o cartão. Use uma tesoura grande para facilitar o processo e tente cortar em pedacinhos pequenos, observando se as informações mais relevantes poderão ser lidas. O ideal é que não dê para decifrar o que está impresso no cartão, mesmo juntando as partes.
  • Então basta jogar o que restou no lixo comum.

 

Dica: os bancos recebem cartões de crédito e débito que já não servem mais para realizar o descarte. Se preferir, procure uma agência e solicite a devolução do cartão. Assim eles farão o procedimento de descarte de forma segura.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito