Cartao de Credito

5 pagamentos para não usar o cartão de crédito

Se manipulado da maneira correta, o cartão de crédito oferece poucos riscos ao consumidor, além de facilitar a administração das finanças pessoais como um todo. Como é sabido de todos, o cartão dá ao indivíduo um prazo maior para quitar os seus pagamentos, concentrando tudo em uma única data, oferecendo conforoto e segurança ao titular. Isso permite uma maior controle financeiro, com mais tempo para se organizar.

O grande dilema é aproveitar desses benefícios sem cair nas armadilhas do cartão de crédito. As taxas cobradas pelas administradoras de cartão estão entre as maiores do mercado e número de inadimplentes cresce a cada ano. Por isso, é muito importante conhecer bem as funções do seu cartão de crédito para utilizá-lo da melhor forma possível.

Para evitar o endividamento, é fundamental que se mantenha o pagamento do cartão em dia, sem recorrer ao crédito rotativo e parcelamento de fatura. Também é necessário saber em quais ocasiões o uso do cartão é mais indicado e quando devemos optar por outras formas de pagamento. Assim, separamos uma lista com aqueles itens que não devem ser pagos com o cartão de crédito. Conheça:

Gastos Mensais

Cuidados com o Cartão de Crédito

Cuidados com o Cartão de Crédito

Estamos chamando de gastos mensais aqueles que você precisa fazer todo mês, como as compras de supermercado, combustível do carro e outras despesas frequentes. Esse tipo de gasto não deve ser feito com o cartão de crédito por 2 motivos que listaremos abaixo.

Primeiro, é importante que você se organize para colocar essas despesas no orçamento mensal, já que acontecem com certa frequência, você precisa ter recursos suficientes para cobri-las. Além disso, se esses gastos acontecem todos os meses de maneira constante, você não terá o benefício do prazo para pagar, pois terá sempre uma despesa do mês anterior para quitar no cartão.

Compras Parceladas

O parcelamento de comprar é um dos principais benefícios do cartão de crédito, mas seu uso pode acabar prejudicando o consumidor.

Além de comprometer o limite do cartão por um longo tempo, as compras parceladas com um prazo muito longo colaboram para o endividamento pessoal. O ideal, nesses casos, é planejar-se previamente para comprar à vista ou quitar o valor total no menor período possível. Utilize o parcelamento apenas se o bem for de urgência e não puder adiar a compra.

Compras fora do Brasil

Os cartões de crédito internacionais permitem que o consumidor faça compras dentro e fora do país, com até 40 dias para pagar a fatura. Isso acaba se tornando um atrativo para quem pretende viajar, mas muitos se esquecem das taxas cobradas por esse tipo de operação.

O IOF para compras no exterior é de 6,38%, o que pode tornar as compras pouco vantajosas para os brasileiros. Outro problema são as taxas de câmbio, pois a conversão é feita no dia do vencimento da fatura e não da compra. Por fim, você ainda poderá ser taxado pela receita federal e pagar impostos sobre o valor do bem adquirido. Pesquise bastante antes de fechar a compra para saber se não há item igual no Brasil.

Contas de Água, Luz, Telefone e Gás

Quando paga suas contas de casa com o cartão de crédito, o consumidor também está sujeito a uma alta cobrança de IOF. Por isso, é importante conhecer as taxas praticadas pelo sua administradora para não cair em armadilhas. Se possível, evite pagar as contas com o cartão, só recorrendo a ele em situações emergenciais.

Se não puder pagar uma conta no dia, espere juntar o dinheiro para quita-la. Se utilizar o cartão, você trocará uma dívida barata por uma dívida cara. Não caia nessa. Cartão não é dinheiro fácil.

Saques em Dinheiro

Os “saques em dinheiro” também são vendidos como uma grande vantagem dos cartões de crédito par ao cliente. Essa também é uma armadilha para que o consumidor pague taxas mais altas e juros ao banco. A cobrança varia de cartão para cartão, mas sempre existe e não será barata já que incluirá juros até a data da fatura e impostos.

A dica é só utilizar esse recurso em casos de extrema emergência.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
4 Comentários
  1. valdeir neves  em 2/04/2012: 17:36

    de muito valor estas informações

  2. Rosangela Fernandes  em 26/11/2012: 19:59

    Gostei das informações, sempre leio tem me ajudado a entender melhor sobre
    cartões de crédito

  3. sebastião carlos dos santos  em 26/11/2012: 20:54

    gostei muito do comentário.

  4. antonio perira loureiro  em 13/12/2012: 10:41

    achei formidavel essas informações

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito