Cartao de Credito

O que fazer se sua proposta de cartão foi rejeitada

Recebemos todos os dias emails e comentários falando sobre propostas de cartão que foram rejeitadas. Em primeiro lugar, isso não é razão para ficar nervoso – lembre-se, o banco ou operadora de cartão não é obrigado a te conceder crédito. Em segundo lugar, isso acontece com todo mundo e é um problema que não é difícil de se contornar.

Cartão negado: o que fazer

O que todo banco quer quando empresta dinheiro para alguém é indícios que a pessoa é honesta e capaz de honrar seus compromissos pagando o que foi emprestado com os devidos juros. Como cada banco faz isso é um grande mistério, mas alguns itens que sempre são levados em consideração são bem óbvios

  • Dívidas e “nome sujo” – em geral são razões (e boas) para se rejeitar crédito. Você não emprestaria seu dinheiro para um mau pagador, não é? O banco também não.

Observação importante: Ter sua proposta rejeitada não quer dizer que o banco acha que você é mau pagador. Alguém pode pagar tudo em dia a vida inteira e mesmo assim ter sua proposta de cartão rejeitada. Agora, se você frequentemente se vê endividado e seu nome sempre vai parar no SPC-Serasa, então você terá um problema para conseguir um cartão que não seja pré-pago.

  • Inexistência de renda proporcional ao limite do cartão. Não adianta pedir um cartão de R$2.000,00 de limite se você só ganha R$1.000,00 por mês. É importante seguir as diretrizes de limite de renda para cada cartão.
  • Renda incompatível com a profissão declarada – indício de fraude ou de rendimentos não estáveis
  • Outras operações de crédito em seu nome – indício de endividamento alto e incapacidade de pagar. Se você já tem um cartão de limite alto, por exemplo, um banco pode ficar receoso de te conceder cartão com limite semelhante.

O que fazer se sua proposta foi rejeitada?

Se sua proposta apresenta alguns desses problemas, o seu foco deve ser, antes de tudo, resolver o problema das dívidas e adequar sua renda ao limite do cartão.

Agora, se você não se enquadra em nenhum caso óbvio para rejeição, uma boa idéia é entrar em contato com o banco que analisou sua proposta e pedir uma resposta clara sobre o porque da negativa. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem direito ao acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes. A partir disso, você poderá resolver as pendências que estão reduzindo seu credit scoring (a pontuação utilizada pelos bancos para qualificar propostas de crédito) e melhorar suas chances em uma nova proposta.

Outra idéia é fazer a proposta para um outro cartão (que exija renda menor ou com limite menor), ou até mesmo procurar outro banco ou operadora. Como falamos, os critérios de avaliação de um banco são diferentes de outro, e não é incomum uma pessoa seja rejeitada por um banco e receba um cartão similar de outro.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
10 Comentários
  1. jorge costa magalh&a  em 16/06/2010: 18:16

    Prezados amigos.

    Preenchi um cadastro do cartão Submarino e não foi aprovado,pela firma de cadastro Setelem,dizendo que nada cosnta em meu nome,não tendo nada que desabone meu nome mas

    não estava preenchedo os requesidos pedidos,pois a sua bandeira que financia é Mastercard,pois eu tenho vários cartões com bandeira Mastercard,como America Spress,cartão da chevrolet,pois eu fiz o cadastro pois o cartão do Submarino,financia em até 15 meses sem juros.

    Amigos porque trabalham assim.

    Jorge Magalhães. ( Maramtour)

  2. werkema  em 17/06/2010: 06:25

    Nunca é legal ter propostas de cartão rejeitadas, mas isso é algo normal. Eu também já tive propostas rejeitadas. Uma razão que eu imagino que possa ter pesado contra a sua proposta é o fato de você já ter vários cartões, ou talvez que você tenha pedido um cartão cujo limite não é compatível com sua renda. É uma pena, mas acontece. Não é preciso ficar chateado com isso.

  3. Daniela  em 10/08/2010: 10:28

    Tenho o nome limpo nunca tive restrições no serasa ou spc tenho uma micro pequena empresa e não consigo fazer cartao em lugar nenhum recusão todas as minhas propostas não tenhoo crediario nem dividas parceladas nem cartao de credito mesmo asssim nao consigo fazer nem se quer cartao de lojas mesmo.

  4. acacia  em 13/02/2011: 21:26

    tenho quatro cartoes em atraso o que faco me ajude por favor

  5. Cartão e Cr&e  em 10/03/2011: 13:18

    Acacia,

    Sente com as empresas que deve e renegocie sua dívida. Não deixe para depois, quanto antes puder quitar, melhor.
    Outra dica é cancelar os cartões já que estão fora de controle.

  6. Filipe  em 13/05/2011: 09:23

    A Credicard me negou cartão universitário três vezes, uma em cada ano. No fim, consegui um cartão American Express sem comprovar renda, e sem anuidade por toda a vida. Vai entender…

  7. lucineia  em 30/08/2011: 12:39

    gostaria muito de ter um cartão ibi de creditos com vantages de enprestimos obrigada pela sua atenção

  8. clebson  em 8/12/2011: 21:05

    u meu mone estava sujo mais agora esta
    lipo eu nao comsigo vaze nenhu catao

  9. Jeferson  em 27/12/2011: 19:32

    Tambem enviei proposta para fazer um cartao submarino e foi negada sem explicacoes e ainda falam que nao tem nada que desabone agora enviei proposta para saraiva e esta em analise. Eu ja tenho um do banco do brasil

  10. Marcia Campos  em 10/10/2012: 20:24

    É a quinta vez que solicito o cartão de crédito saraiva e tenho a proposta negada.
    Da primeira vez me disseram que era por causa do Banco do Brasil, fui ao banco, me mostraram minha conta que eu já tinha encerrado e não constava nada.
    Da segunda vez, a mesma coisa, negaram, fui ao banco dizendo que ia processar eles, me mostraram minha conta e não constavam nada. O banco até me enviou um cartão de crédito, que nem desbloqueei, já que tomei horror a esse banco.
    E quando tento pela internet a proposta, me negam,. Entro em contato, mandam eu falar com o Banco do Brasil e nada, ninguém me informa o motivo.
    E acho que isso eu deveria ser informada, porque estão me negando o produto, já que não tenho restrição em canto nenhum, não devo nada a esse maldito banco. Eles podem fazer o que quiserem com o cartão deles, mas eu tenho o direito de ser informada o motivo, cabendo aí um processo por danos morais.
    Obrigada pela atenção!

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito - Temas para WordPress by DBT.
Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito