Cartao de Credito

Seguro e cancelamento de cartão

“Pedi para cancelar um cartão extra mas não cancelaram o seguro do cartão: o que faço?”

O leitor Marcos Josanio nos enviou a dúvida acima e, como julgamos que a resposta a pergunta poderia ajudar a outros leitores, resolvemos escrever um post sobre o assunto.

A primeira coisa a saber é que esta não é uma matéria com respostas claras. Tramitam hoje no congresso nacional dezenas de projetos de leis e emendas que regulamentam práticas das empresas de cartão. Um desses projetos trata exatamente da questão acima. Isso quer dizer que, nem todo mundo vai dar a mesma resposta para sua questão e que é possível que ao ter o seu caso julgado, o entendimento seja diferente do que eu julgo ser o correto.

É preciso diferenciar dois tipos de seguro que são atrelados aos cartões de crédito. O primeiro é aquele que segura o próprio cartão contra furto, extravio, etc. O outro são os seguros independentes do cartão mas adquiridos juntamente com ou através do cartão: por exemplo, seguros de saúde, viagem etc.

No primeiro caso, o entendimento do deputado Paes Landim ( um dos deputados que propôs alterações no projeto de lei) é que o contrato de seguro é imediatamente terminado ao se cancelar o cartão. Como esse tipo de seguro é inerente ao cartão, não faz sentido que ele continue valendo quando o cartão já não existe mais. No segundo caso, o cartão é apenas um veículo para a contratação do seguro, então, o cancelamento do cartão não pode terminar imediatamente o seguro contratado. Mesmo você já tendo cancelado o cartão, você deve ainda pedir o cancelamento do seguro de saúde, por exemplo.

O que fazer, então?

O que eu sempre aconselho é procurar primeiro a operadora de cartão e tentar resolver a situação amigavelmente. Você deve pedir que o seguro seja cancelado e, se algum cobrança tiver sido feita em função do seguro, que ela seja anulada. Se seu pedido não for aceito, você deve procurar ajuda de um advogado ou mesmo buscar o atendimento dos serviços de proteção ao consumidor do seu município.



Por: werkema. Categoria: Cartão // Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
25 Comentários
  1. jose jesus vieira lo  em 28/07/2009: 14:52

    Ola´ ainda pouco recebi meu cartao ourocard e ja quero cancela-lo nao consigo o desbloqueio nem via internet e nem pelo telefone 40040001 e´ incrivel…..e´incrivel

  2. werkema  em 30/07/2009: 04:47

    Calma José, não precisa ser tão precipitado. Talvez possa ter havido alguma falha técnica no momento que você tentou o desbloqueio. Você pode tentar também desbloqueá-lo pelos terminais eletrônicos do Banco do Brasil.

  3. rubens de oliveira  em 5/04/2010: 10:49

    Gostaria de saber qual seria meu direito de ter feito um seguro para ser descontado pelo cartao de cretito,sendo que a primeira foi descontado e asegunda recibi uma carta da seguradora disendo que meu seguro foi canselado por falta de pagamento onde avia saldo e conferindo o estrato do banco caiu o cretito do seguro obg..

  4. werkema  em 5/04/2010: 18:53

    Não consegui entender bem a sua pergunta, mas se você foi cobrado por um produto que não recebeu, a cobrança é indevida e você deve procurar o serviço de defesa ao consumidor de sua cidade.

  5. rubens de oliveira  em 6/04/2010: 08:47

    Werkema gostaria de explicar melhor sobre o seguro.Eu adiqueri um seguro de um banco para ser descontado a um cartao de credito sendo que a primeira foi descontada normal e na segunda recibi uma carta da seguradora que meu seguro estava cancelado por falta de pagamento e no estrato do banco foi creditado o valor do seguro,se foi creditado porque foi cancelado.

  6. werkema  em 8/04/2010: 08:17

    Rubens, se você tem o comprovante de que a parcela foi descontada, não será difícil. Entre em contato com a seguradora, leve uma cópia do pagamento e eles provavelmente, ou instaurarão seu seguro de novo ou deixarão de te cobrar. Você pode ainda, procurar um órgão de defesa do consumidor, ou um advogado, para exigir na justiça reparação pelo inconveniente que eles te causaram – mas isso dependerá entre outras coisas da sua capacidade de provar o ocorrido e de você estar disposto a ter trabalho para um retorno que é geralmente muito pequeno.

  7. Glacy  em 23/05/2010: 14:08

    Estou muito insatisfeita com a itucard, porque me casei, e pedi a alteração de nome do cartão.

    Liguei a primeira vez, o atendentes me mandou enviar cópias de alguns documentos para uma caixa postal e assim eu fiz.

    Enviei as cópias dia 11-05, me deram 7 dias corridos para receber o novo cartão.

    Dia 22-05 ainda não havia chegado, liguei no sac e descobri que NENHUM DOS DOIS ATENDENTES A QUEM FIZ O PEDIDIO ANTERIORMENTE ABRIU O PROCESSO NECESSÁIO PARA A ALTERAÇÃO DE NOME DO MEU CARTÃO!

    Terei que enviar as ´copias pela terceira vez, porque só agora uma atendente resolveu trabalhar como se deve. Até quando terei que esperar por esse cartão?

  8. PLACIDIO RESENDE DA  em 15/06/2010: 05:34

    Bom dia, perdi meu cartão quero fazer o bloquei Grato

  9. werkema  em 15/06/2010: 20:03

    Placidio, você tem que entrar em contato com a sua administradora de cartão. Urgente!

  10. Milene  em 17/08/2010: 08:48

    Bom dia

    Necessito substituir um cartão quebrado, mas não consigo contato com a central de atendimento BB. Ao ligar no 0800 729 0001, ouço uma mensagem solicitando ligar para o 4004 0001, embora eu more no interior de Minas e este número é somente para capitais. A chamada nem se completa. Existe uma outra maneira de solicitar meu novo cartão sem ter que ir a uma agência?

    Muito obrigada

  11. werkema  em 18/08/2010: 18:49

    Se você não consegue o atendimento por telefone, você pode fazer a solicitação pessoalmente em uma agência ou pelo internet banking.

  12. Jilvando domingos da  em 14/11/2010: 17:51

    Quero cancelar meu cartão extra mas não consigo oque eu faço

  13. werkema  em 15/11/2010: 07:39

    Em geral isso pode ser feito por telefone. Basta ligar para o serviço de atendimento ao cliente do seu cartão.

  14. Bruno Barbosa  em 30/12/2010: 11:28

    Boa tarde!!!

    Gostaria de cancelar meu cartão extra. O q faço????

    Desde já obrigado…

  15. admin  em 31/12/2010: 12:52

    Bruno,
    Entre em contato diretamente com o Extra para solicitar o cancelamento do cartão.

  16. Arthur  em 5/01/2011: 16:30

    Olá,

    Tenho um cartao submarino cetelem com bandeira mastercard desde novembro, não gostei pois o mesmo não veio com chip, será que ja posso cancelar ou tem um periodo minimo para uso ?

    abraços.

  17. admin  em 9/01/2011: 18:49

    Arthur,

    Você deve verificar junto ao contrato ou entrar diretamente com a Submarino ou Aura para verificar sobre cancelamento.

  18. Florindo  em 28/01/2011: 06:08

    Recebi o carão Itaucard e há + de uma hora q tento desbloqueá-lo, via internet, conforme indicado nas instruções. Será q tenho de me deslocar a um Banco ITAU ?

  19. admin  em 1/02/2011: 18:17

    Florino,

    Somente a equipe do ItauCard pode dizer o que está acontecendo. Uma possibilidade é tentar encontrar o problema através da central de telefones do Itau.

  20. Jeane Maria  em 28/06/2011: 18:04

    Gente!!! Que horror!!! Hoje 28 de junho de 2011, tentei cancelar o meu cartão TAM MASTERCARD ITAUCARD, passei 1 hora esperando pelo atendimento… e nada!!! Isso mesmo 1 hora contada!!!Já imaginaram o que é ficar todo este tempo com segurando um telefone!!! E olhe que eu nem contei os 20 min entre as transferências (feitas pelos próprios atendentes) para os setores errados.É uma tremenda falta de respeito com o cliente. Só temos duas alegrias com este tipo de atendimento: uma quando recebemos o dito cujo, e outra quando conseguimos cancelar!!!

  21. elisangela marinho  em 18/10/2011: 19:27

    gostaria de comentar pedir que por favor para de me mandar seguro que nao pedir seguro algum do cartao master card saiba que se vinhe alguma cobrança para paga vou bota no pau

  22. enternauta  em 20/10/2011: 15:17

    Nós do Cartão de Crédito somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver seu problema você deve entrar em contato com seu banco.

  23. jose hilton  em 10/11/2011: 07:01

    quero cancelar meu cartao por causa desse seguro que eu nao pedir por favor nao devo nada e o meu nome nao pode ir para o S P C se nao complica meu emprego e nao vou pagar esse seguro porque eu nao quero

  24. enternauta  em 10/11/2011: 08:27

    Nós do Cartão e Crédito infelizmente não podemos te ajudar, pois somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver seu problema você deve entrar em contato diretamente com seu sua operadora de cartão de crédito.

  25. josiele camara silva  em 7/11/2012: 13:46

    nao consigo desbloquear meu cartao, ja perdi meu tempo precioso e ainda me estressei. essas coisas podiam ser mais faceis de fazer

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito - Temas para WordPress by DBT.
Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito