Cartao de Credito

Tipos de cartão

“Cartão de crédito ou de débito?”

Você certamente já ouviu essa pergunta antes. Talvez você nunca tenha ficado na dúvida sobre qual responder, mas o que nem todo mundo sabe é que existem vários tipos de cartão. Conhecer quais eles são é fácil e pode nos ajudar a evitar algumas confusões.

Principais tipos de cartão

Para nos ajudar nessa tarefa consultamos a cartilha da ABECS onde podemos encontrar essas e outras informações explicadinhas.

Exemplos de cartões

Exemplos de cartões

é um meio de pagamento eletrônico que possibilita o portador adquirir bens e/ou serviços, pelo preço à vista, nos estabelecimentos credenciados e realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônicos habilitados. O pagamento dos bens e/ou serviços adquiridos com o cartão de crédito, ocorrerá, na data de vencimento da fatura, escolhida pelo portador titular, conforme as datas disponibilizadas pelo emissor.

  • Cartão de Débito

é um meio de pagamento vinculado a uma conta bancária que, entre outras funções, é utilizado para aquisição de bens e/ou serviços com a utilização de senha. O valor da transação é debitado na conta bancária, no ato da compra, mediante disponibilidade de saldo.

  • Cartão Múltiplo

é um meio de pagamento que contém as funções de débito e crédito, habilitando seu portador a ter acesso aos serviços disponibilizados pelas Instituições Financeiras e pela rede de estabelecimentos credenciados.

  • Cartão Pré-pago

é um meio de pagamento em que o portador deverá, previamente, desembolsar um valor que será armazenado no cartão para posterior utilização normalmente funciona com o uso de senha quando o cartão é utilizado, o valor efetivamente gasto é descontado e o saldo é atualizado. O cartão pode ser recarregado conforme a necessidade do portador. O emissor poderá definir valores mínimos e máximos para ser armazenado no cartão.

  • Cartão de Loja

é um meio de pagamento emitido por estabelecimentos comerciais ou por emissores, com funções semelhantes ao cartão de crédito, sendo seu uso restrito a rede de lojas emissora do cartão.

Em breve, novos posts com informações detalhadas sobre cada um deles.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
3 Comentários
  1. Marciano  em 9/11/2010: 07:22

    Qual e diferença entre cartão de débito e pré pago, se ambos precisam ter o dinheiro na conta antes de usá-los?

    Obrigado.

  2. werkema  em 9/11/2010: 18:09

    Nesse sentido, eles são mesmo semelhantes, mas o cartão de débito é vinculado a uma conta bancária, enquanto o cartão pré-pago não. Ou seja, com o cartão de débito, você não precisa creditar algum dinheiro especificamente para gastos no cartão – a medida que você utiliza o cartão de débito, o débito é feito direto em sua conta.

  3. alessandra  em 13/05/2012: 21:29

    gostaria de encotrar para trabalhos academicos, todos os tipos de cartoes de credito

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito