Cartao de Credito

Vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito

Como quase tudo mais nessa vida, cartões de crédito têm seus pros e contras. Antes de encher sua carteira de cartões ou de declarar guerra ao “dinheiro de plástico” é preciso conhecer o que cada cartão tem para te oferecer. Como eu sempre digo: sem conhecimento do assunto, não há decisão correta.

Então, para começar, vejamos quais são as principais vantagens e desvantagens dos cartões de crédito.

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  1. Dinheiro de plástico: Todo mundo gosta de ter a carteira cheia de dinheiro, não é? Claro que não! Ter dinheiro pra gastar não significar andar por aí com um bolo de notas no bolso esperando para ser roubado ou perdido. Se uma nota é perdida, já era. Agora com o cartão de crédito você tem acesso a muito dinheiro com a proteção de ninguém poder usá-lo a não ser você mesmo. E se você o perder? Fácil, é só cancelar e pedir outro: o seu dinheiro continua à salvo.
  2. Dinheiro à distância: Que tal se você pudesse comprar aquele produto que você deseja sem ter que sair de casa? Isso, nada de ter que tirar dinheiro no banco, pegar o carro, andar: você escolhe o que quer e eles entregam na sua casa. Com os cartões de crédito e as compras por telefone ou internet o que era há poucas décadas um sonho é hoje realidade. Cartões eliminam as distâncias para você realizar suas compras.
  3. Crédito fácil: As vezes as coisas apertam no fim do mês, você precisa de crédito para comprar um produto ou pagar uma despesa de emergência. O que fazer? Pedir dinheiro para amigos? Procurar uma financeira? Que nada, você já tem o crédito aprovado em seu cartão! Você facilmente faz os seus pagamentos sem pedir nada pra ninguém, sem burocracia, e, mantendo a fatura em dia, sem pagar juros exorbitantes por isso.

Desvantagens

  1. Juros: Você não estava achando que alguém iria te emprestar dinheiro sem ganhar nada em troca, não é? Os juros são a maneira de “retribuir” pelo empréstimo que você fez e incidem sobre o valor devido quando você não paga a fatura em dia. E diga-se de passagem, os juros das operadoras de cartão estão entre os mais altos praticados no mercado, em torno de 11% ao mês.
  2. Compras por impulso: O terror dos compradores compulsivos, o cartão de crédito pela facilidade que dá ao consumidor para comprar o que quiser na hora que quiser pode acabar sendo um vilão para aqueles que não controlam seus gastos. Não é por que você tem o cartão à mão que você deve gastar todo seu crédito!
  3. Fraude: Ao contrário do que muita gente pensa, fraudes são raras e o cartão é um meio consideravelmente seguro de fazer transações financeiras. O problema é que, apesar disso, fraudes acontecem e você pode ser vítima de uma delas. Para evitar isso é preciso tomar cuidado com operações virtuais, observar os seus gastos e ficar atento a qualquer coisa que pareça suspeita na hora de utilizar seu cartão.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito