Cartao de Credito

A Melhor Forma de Pagamento

Com o aparecimento do dinheiro, as coisas mudaram. Hoje não utilizamos mais o escambo, o sal ou os metais preciosos para fazer compras. No entanto, as formas de pagamento também são variadas. Quando vamos adquirir algum produto, podemos recorrer ao dinheiro, cartões de crédito ou débito, cheques, carnês de crediário, tickets e vales. Com tantas opções, muitas vezes é difícil saber qual é a melhor forma de pagamento, pois todas elas possuem vantagens e desvantagens.

Melhor Forma de Pagamento

Na verdade, não existe um meio de pagamento melhor que o outro. A escolha pode variar conforme a preferência de cada pessoa, o que ela pretende comprar, o valor que será gasto, entre outros fatores. O mais importante é essas variadas formas de pagamento sirvam para facilitar a vida do consumidor, e não para prejudicá-lo. Por isso, é fundamental que se pratique o consumo consciente, comprando apenas aquilo que se pode pagar.

Cartão ou Dinheiro?

Qual forma de pagamento escolher?

Dinheiro ou Cartão?

O uso dos cartões de crédito e débito trazem mais segurança e praticidade, o que torna estas opções cada vez mais atrativas. Com o cartão de débito, o consumidor tem o valor gasto descontado automaticamente de sua conta corrente. Já com o cartão de crédito, os gastos mensais são cobrados em uma fatura, dando até 40 dias para que seja feito o pagamento. A vantagem de utilizar os cartões é que eles permitem um maior controle sobre os gastos, uma vez que é possível saber para onde o dinheiro foi. O cartão de crédito possibilita ainda que o consumidor reúna todos os gastos para pagar em uma única data, facilitando a organização das finanças.

O grande problema do cartão de crédito em relação ao dinheiro ao vivo são as possibilidades de endividamento. As operadoras de cartão permitem que o consumidor financie o valor da fatura quando não possui dinheiro para pagar o valor total da mesma. Claro que esse financiamento é feito sob juros bem altos, dificultando que a dívida seja quitada. Por isso, o cartão de crédito deve ser utilizado com cuidado. Para que se torne vantajoso para o consumidor, é preciso que se pague o valor total da fatura sempre em dia. Quem tem dificuldade para manter o controle e costuma gastar mais do que tem, deve preferir o dinheiro ou o cartão de débito.

Lembre-se: a melhor forma de pagamento é aquela facilita a vida do comprador sem lhe trazer prejuízos financeiros!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito