Cartao de Credito

Biometria nos Bancos

Recentemente, vimos o sistema biométrico ser usado no processo eleitoral. Apesar dos problemas, o uso da biometria garante mais segurança na votação, impedindo que alguém vote por outra pessoas. Nos bancos, esse sistema já é usado há mais tempo, principalmente nos terminais eletrônicos.

A finalidade é exatamente a mesma das eleições: aumentar a segurança.

Segurança e Qualidade

Os bancos vem investindo pesado em tecnologias que facilitam a experiência do usuário, melhoram a qualidade dos serviços e tornam as transações mais seguras. Segundo dados da FEBRABAN, na Pesquisa de Tecnologia Bancária feita em 2013, o valor gato por essas instituições com tecnologia aumentou 3% em relação ao ano anterior e segue uma tendência de crescimento nos últimos anos. A biometria é uma dessas tecnologias, cada vez mais presentes.

Reconhecimento Biométrico

Reconhecimento Biométrico

O Que É Biometria?

Cada ser humano possui características únicas. A biometria consiste, justamente, em um sistema de reconhecimento dessas características. Em filmes de ficção científica, sempre vemos alguém abrir uma porta com a leitura de íris ou mesmo pelo reconhecimento da voz. Essas situações, apesar de parecerem futurísticas, são bem reais graças à biometria. Além da voz, e da íris, a autenticação biométrica também pode ser feita por meio da impressão digital, veias das mãos e reconhecimento da face.

Como Funciona?

Para que o sistema biométrico possa ser utilizado, é necessário que o cliente se cadastre. Um computador fará a leitura dessas características únicas e armazena esses dados com toda a segurança. Quando o usuário chega ao caixa eletrônico, é possível usar a mão ou os dedos para o reconhecimento (dependendo da tecnologia de cada banco). O reconhecimento funciona como uma senha, que libera os serviços bancários.

Importância da Biometria

A biometria é um sistema bastante inteligente, que evita fraudes e facilita a vida dos usuários dos bancos. Como cada pessoa tem digitais únicas, somente ela poderá autorizar as transações bancárias (mesmo que outra pessoa tenha o cartão e a senha em mãos). Outra vantagem é que não precisamos guardar uma infinidade de senhas numéricas e de letras para usar os caixas eletrônicos. O cadastramentos, nos bancos que utilizam o sistema, precisa ser feito no guichê de atendimento.

Bancos Que Utilizam o Sistema Biométrico

Os grandes bancos brasileiros já contam com o sistema biométrico. No Banco do Brasil, o reconhecimento de digital substitui o código de letras e as perguntas de segurança. Recentemente, a instituição triplicou o limite de saque para transações feitas por biometria. No Bradesco, o sistema faz a leitura das veias da palma da mão. Como a corrente sanguínea precisa estar ativa, isso evita que criminosos usem as partes do corpo da vítima para legitimar uma ação fraudulenta. Já o banco Itaú permite que os clientes façam saques e outras transações sem o cartão mediante o reconhecimento biométrico.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. luiz de França Cavalcanti  em 17/10/2014: 06:02

    Ótima a explicação. Obrigado.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito