Cartao de Credito

Cobrança indevida: o que fazer?

Todos os meses você recebe sua fatura do cartão em casa, bate o olho no total a pagar, leva logo ao caixa e pensa: dever cumprido. Muitos usuários de cartão agem assim, mas essa certamente não é a melhor maneira de cuidar do seu dinheiro. Um detalhe muito fácil de esquecer, mas mesmo assim muito importante é conferir seus gastos na fatura. Isso é necessário não só para que você tenha controle das suas finanças, mas também para evitar cobranças indevidas.

Isso acontece raramente, mas suponha que ao receber uma fatura de cartão você perceba que há uma cobrança indevida; por exemplo, a mesma compra foi cobrada duas vezes ou foi lançado um valor que você desconhece a origem. O que fazer?

Em primeiro lugar, você deve entrar em contato com o banco emissor do cartão e pedir a revisão da fatura. Isso pode ser feito por telefone. (Em geral, você encontrará esse número para contato no próprio cartão ou na fatura.) Na maioria dos casos isso já será suficiente para resolver o problema e você não terá que pagar pelo que não adquiriu. Outra fatura será emitida corrigida e, se você já tiver pago a fatura, o valor pago em excesso será restituído. As vezes, entrar em contato com a empresa que fez a cobrança também pode resolver ou facilitar as coisas, pois eles terão que estornar esse valor à operadora do cartão.

Uma dica importante quando você tiver tratando de assuntos relacionados ao seu cartão por telefone é sempre anotar o nome da pessoa que te atendeu, horário e se possível o número do protocolo de atendimento.

Caso o problema não se resolva, o próximo passo é registrar uma queixa em um órgão de defesa do consumidor ou ingressar com uma ação na justiça. Como isso envolve mais trabalho e alguma dor de cabeça, é sempre aconselhável tentar resolver o problema amigavelmente com a sua operadora. Contudo, se não for possível, não hesite em exigir seus direitos. É provável que você possa ingressar com uma ação em um juizado especial, o que você pode fazer sem a assistência de um advogado. Dependendo do caso, por exemplo envolvendo grandes valores, fraudes, tratamento abusivo por parte da empresa, talvez seja uma boa idéia contratar um advogado.

Cuide bem do seu dinheiro. Sempre confira sua fatura ao recebê-la.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
42 Comentários
  1. Maria das Gra&ccedil  em 24/08/2009: 14:20

    A minha fatura é debitada em conta corrente, porém este mês foi cobrado uma parceladuas vezes de uma conta que estou quitando. Foi esclarecedor 0 "o que fazer com cobrança indevida". Vou tentar solucionar da melhor maneira possível. Obrigado.

  2. werkema  em 25/08/2009: 07:24

    Ficamos felizes de poder ajudar, Maria das Graças. Espero que esse problema possa ser resolvido rapidamente e sem maiores transtornos pra voce.

  3. liz  em 12/09/2009: 01:37

    Fiz uma compra parcelada em 6 vezes quando veio a fatura,estava cobrando a mesma por dua vezes nas mesma parcela, fiz tudo que mandava procedimento agora operadora de credito diz que nao pode cancelar os valores e que tenho que comprar mais para que eles reembolçe e no final pague duas pacela como esta na fatura, mas o que nao quero epagar duas parcela e sim uma.

  4. www.sosdividas.com.b  em 30/09/2009: 00:44

    Adquira e conheça a VIDEO PALESTRA

    COMO COBRAR RECEBER E DEIXAR O DEVEDOR ENCANTADO…

    O Video que de fato ajuda a REDUZIR A INADIMPLÊNCIA!

    www.sosdividas.com.br
    71-99499075

  5. HILTA  em 9/03/2010: 07:08

    O CARTÃO ESTA COBRANDO UM ACORDO FEITO, CENDO QUE O MEU ESPOSO LIGOU SO PARA SABER COMO QUE ERA, E PAGAMOS O VALOR DA FATURA, SO QUE ELES ESTÃO COBRANDO O ACORDO COM UM ABSURDO DE JUROS, E QUE NÃO POSSO MAIS DISFAZER SOU OBRIGADA A PAGAR, OQUE DEVO FAZER. ALGUEM ME RESPONDA. OBRIGADO.

  6. werkema  em 10/03/2010: 21:03

    Isso depende, Hilta. Se o acordo que vocês fizeram está dentro da lei, a cobrança vale, mas se eles estão cobrando além do combinado ou algo proibido por lei, aí a cobrança é indevida e você deve procurar o serviço de proteção ao consumidor de sua cidade.

  7. lucia alves  em 9/07/2010: 07:48

    fiz uma compra parcelada no cartao, estava com defeito, entao devolvi a mercadoria, cancelei a compra, mas o banco esta cobrando na fatura, liguei pra loja, lá ta td ok cancelado, entao liguei pro banco me disseram q eu teria q ter reclamado até 60 dias, como nao reclamei por motivo de mudança de estado nao tive acesso as faturas enviadas, segundo eles terei que pagar todas as faturas nao tenho direito de reenbolso do valor pago isso é correto?? por favor me responda!!

  8. werkema  em 12/07/2010: 19:41

    Não sei se entendi bem o seu caso, mas parece que há algo de errado, sim. Se você devolveu a mercadoria e cancelou a compra, eles tem que devolver o seu dinheiro. Não conheço nenhuma regra que autorize o banco a não retirar uma cobrança indevida após 60 dias. Acredito que o melhor que você pode fazer é procurar um advogado ou um órgão de defesa do consumidor para verificar essa situação.

  9. izabel farias  em 2/10/2010: 07:30

    na minha fatura colocarão assinaturas de revistas que eu não pedir e nem fiz. oque eu posso ta fazendo???? sendo que no dia que ocorreu isso eu liguei e informei o que tinha acontecido e te hoje não tive resposta do meu cartão eles querem que eu pague essa conta que eu não fiz e nem quero! ele colocão difilculdades no atendimento dissem que eu não forneço dados corretos como data de ultima compra e valor ainda tem a cara de pau de disser que talvez nem estejam falando comigo .outra coisa quando essa compra foi aprovada eu não tinha limite no meu cartão e recebi uma mensagem dissendo que a minha compra tinha sido aprovada com sucesso sendo que eu não comprei nada!!!!!!!!!!!!!!

  10. werkema  em 12/10/2010: 08:38

    A primeira coisa, parece que você já fez, que é ligar para a empresa reclamar e pedir o cancelamento da cobrança. Caso eles não te atendam, procure um Procon ou um advogado para que sejam tomadas as devidas providências na justiça.

  11. rodrigo  em 24/03/2011: 08:44

    Eu e minha esposa adquirimos um cartão de crédito cedido por uma loja para estarmos adquirindo um produto, não queríamos um seguro que vem no cartão, mas acabamos o aceitando pagamos todas as parcelas junto com o seguro quitado o produto deixamos de utilizar o cartão vieram depois disto faturas referentes somente ao seguro onde nos negamos a pagar a loja está enviando a minha esposa correspondencias com ameaças de levar seu nome ao SPC, quero saber se tenho direito de recorrer a está situação pois creio ser ilegal está cobrança.Esperando ser respondido Agradeço Rodrigo Fabiao

  12. Cartão e Cr&e  em 24/03/2011: 12:33

    Rodrigo,

    Com todos os documentos em mãos, peça para a empresa em questão cancelar a cobrança. Caso ela se negue, procure um órgão de defesa ao consumidor, apresente toda documentação e eles te orientarão sobre os procedimentos a tomar.

  13. Jailson  em 19/04/2011: 18:25

    Olá tudo bem?Tudo começou quando fiz uma compra online de um tênis parcelado em 4 vezes no meu cartão,mais o pedido foi cancelado,não sei porque.Passado mais de 1 mês, pra minha surpresa, no boleto da fatura, vem a cobrança da primeira mensalidade,da referida compra que foi cancelada.

    Portanto gostoria de saber o que devo fazer, para resolver essa situação.

    Na certeza da certeza da resposta, me dispeço!

    Um abraço!

  14. Cartão e Cr&e  em 20/04/2011: 19:47

    Jailson,

    Entre em contato com a empresa que solicitou a compra e peça a devolução do valor. Caso o contato seja difícil, pegue todos os comprovantes que tiver e leve a um órgão de defesa do consumidor que poderá avaliar o seu caso e intermediar a negociação com a empresa.

  15. marcia  em 21/06/2011: 16:30

    boa noite,gostaria de saber como proceder a fatura do meu cartao de credito do mes passado ja foi paga e a financeira esta cobrando novamente,a financeira ja me ligou cobrando dis que nao conta que foi paga mas eu tenho o recibo que foi paga o que devo fazer desde ja obrigada

  16. Cartão e Cr&e  em 29/06/2011: 17:01

    Marcia,

    Se tem o comprovante de pagamento, exiba-o para a operadora. Se mesmo assim, as cobranças continuarem, dirija-se até um órgão de defesa do consumidor, que eles poderão intermediar a negociação.

  17. patricia  em 3/10/2011: 12:38

    ola!!!no mes passado fiz uma compra online pelo site da sigma no comeco nao estava conseguindo efetuar a compra pois o site tava dando erro, mas depois das tentativas consegui fazer a compra ate ja recebi a mercadoria,e esse mes estava esperando uma fatura apenas,mas para meu espanto veio 4 cobrancas a mais,ja entrei em contato com eles,mas eles me disseram que foi efetuado um pagamento so,mas como que vieram 4 a mais,tem como eu entrar em processo contra eles?

  18. enternauta  em 5/10/2011: 21:36

    Sim, tem como entrar com processo contra eles no Tribunal de Pequenas Causas.

  19. ivon de brito  em 24/10/2011: 22:02

    boa noite por favor me ajudem fiz una compra no cartão em 7 vezes mas veio com as parcelas muito alta e a mesma compra na loja em 4 vezes não tinha juros a operadora do cartão me aconcelhou voutar a loja fazer um estorno e modificar a compra para 4 vezes sem o danado dos juros mais continuou vindo as duas cobranças liguei varias vezes e diziam para inginorar a combrança do valor das 7 vezes paquei a do valor de 4 vezes ja terminei mas o cartão continua a me cobrar e os juros estão alto fui a varios advogados e disseram gue tenho de pagar para depois entrar na justiça mas não tenho condiçao de quitar o valor que esta muito alto eu tenho o canhoto do estorno da comprar tenho o prtocolo das reclamações por favor estou desperado o que devo fazer,desde ja agradeço por informações.

  20. enternauta  em 25/10/2011: 18:55

    Por favor, pedimos encarecidamente que leia o artigo no qual já explicamos tudo isso que você perguntou. http://cartaoecredito.net/dicas/cobranca-indevida…

  21. rejane  em 8/11/2011: 20:21

    oi boa noite ,fui roubada e cancelei o cartao minutos apos o roubo,recebi a fatura e tal surpresa veiu duas compras que nao fiz justamente no dia do roubo,liguei para a adm do cartão panamericano e eles mandaram para analise ,a resposta foi:nao podemos fazer o extorno porque vc nao tem seguro contra perda e roubo,a responsabilidade e do cliente.estou me sentindo super mal com tudo isso e o que fazer pago a fatura ou não?

  22. enternauta  em 10/11/2011: 08:29

    Em primeiro lugar, tente negociar diretamente com o banco. Caso isso não funcione, procure o PROCON e/ou IDEC.

  23. marcos  em 13/11/2011: 08:08

    fui lesado por um negocio do ganedinero fluxo fiz a operacao e nao tive nenhum retorno do ganedinero agora vem a segunda parcela de um valor absurso o que devo faser para cancelar uma cobranca em que eu nao fui atribuido em nenhum momento pois nao consigo nem entrar em contato com eles fui lesado o que devo fazer?

  24. enternauta  em 14/11/2011: 18:24

    Nós já demos essas informações no artigo acima, sugerimos que você releia o artigo com atenção.

  25. Cléia Maia  em 19/11/2011: 20:16

    Eu gostaria de saber se é legal a operadora de cartão de crédito estabelecer prazo para você questionar uma compra?

    Eu vi que meu cartão havia sido clonado e veio duas compras que eu não havia feito, sendo que só percebi essa compra na segunda parcela, pois as compras haviam sido feito em quatro vezes. Quando fui reclamar com o cartão de crédito eles me informaram que eu tinha perdido o prazo para reclamação que é de quarenta e cinco dias.

    Cancelei o cartão e veio um novo e novamente veio uma cobrança que eu não tinha feito e também parcelado só que já passou os quarenta e cinco dias novamente. Eu novamente tenho que pagar por algo que não comprei?

  26. EDNO MARQUES DOS SANTOS  em 6/12/2011: 15:47

    No último dia 01/12/2011, recebi uma fatura OUROCARD VISA, no valor de R$ 1.435,00 referente reservas e ticket São Paulo, efetuadas dia 19/10/2011, companhias aéreas TAM, operação com data de 16/11/2011 que desconheço totalmente, haja vista que não viajo nem compro passagens a mais de ano. A Agencia/Código cedente é 4700-7 31027-91-10-9. Desconhecida pra mim, pois a minha é 0130-9. Preciso de esclarecimentos de como a operadora OUROCARD VISA efetua uma transação sem a devida autorização do titular do cartão (o qual sempre esteve comigo).

    Atenciosamente grato,

    Edno Marques dos Santos.

  27. enternauta  em 8/12/2011: 20:14

    Nós do Cartão de Crédito infelizmente não podemos te ajudar, pois somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Nós não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver seu problema você deve entrar em contato diretamente com seu gerente de banco.

  28. enternauta  em 12/12/2011: 09:26

    Verifique se isso consta no contrato de seu cartão e, se não constar, entre em contato com eles novamente pedindo retificação. Caso seja necessário, procure o IDEC e/ou PROCON.

  29. MARCOS  em 26/03/2012: 22:40

    recentemente recebi em minha fatura do cartão de crédito valores altissimo parcelados e também rotativos que chega a um valor de 3,965,39. O que devo fazer?
    att,
    Marcos

  30. enternauta  em 1/04/2012: 13:47

    Marcos, primeiramente, identifique a origem da cobrança. Em seguida, procure contato com a empresa e negocie a dívida. Se preciso, solicite o intermédio de um órgão de defesa do consumidor como os PROCONs.

  31. RILDON DAMACENO  em 18/09/2012: 10:52

    Fiz uma compra parcelada em 4X numa livraria, porém, a compra foi passada como 1X, ou seja a vista. A compra foi feita pela internet, tenho comprovante de que foi em 4X. Cabe ação judicial? Se sim, qual?

  32. Cartão e Crédito  em 19/09/2012: 11:42

    Rildon, já entrou em contato com a empresa? Negociar é sempre o melhor caminho.

  33. patrick  em 1/10/2012: 16:20

    Não sei se clonaram o que fizeram, mais minha fatura veio com varias compras que eu não comprei, não tenho muito tempo p resolver pessoalmente, vou tomar providencias pelo tel movel, queria saber se tem como eles estornarem todas essas compras e o qual o procedimento pelo telefone que eu possa fazer p ser realizada essa ação , obrigado .

  34. Cartão e Crédito  em 17/10/2012: 11:18

    Patrick, somente o banco pode fornecer estas informações. Mantenha contato com sua agência.

  35. Anny  em 28/06/2013: 20:58

    Acabei de compra um plano de saúde e estou arrependida comoveu cancelo?

  36. Cartão e Crédito  em 1/07/2013: 18:08

    Observe as cláusulas de cancelamento em seu contrato, Anny.

  37. Carlos  em 4/07/2013: 18:14

    Comprei um produto no mercado livre, paguei com cartão de crédito, a compra foi debitada, porém uma entrada da seguinte maneira na minha fatura on-line do cartão:

    01/07 TRIBUTO ARREC SEF SC ON-L BR R$ 105,65
    01/07 TRIBUTO ARREC SEF SC ON-L BR R$ 181,96

    Não consegui nenhuma informação sobre esse tipo de tributo na internet, nem no site da visa, nem no site do BB e muito menos em sites do governo.

    Minha compra foi no mês de junho que excedeu meu limite pessoal de compras no cartão foi de:

    17/06 MERCADOPAGO*MLIVRE SANTANA DE PA BR R$ 379,90

    Um absurdo! Além disso, minhas compras mensais pelo cartão são bem baixas, nunca passam de R$250,00 mensais e já pedi redução de anuidade também, aliás, desde que pedi redução de anuidade, várias coisaas estranhas começaram a acontecer na minha fatura. :/ Vou voltar pra poupança e pagamento por boleto. :/

    Uma das coisas esquisitas é o reaparecimento de contas de restaurante que fiz em janeiro e fevereiro como crédito nas contas dos meses seguintes! Quando que pra esses serviços eu só uso débito! Ou seja, fui cobrado duas vezes! Que absurdo isso, tá uma pouca vergonha esses serviços.

    Tô meio chocado com essas coisas.

  38. Fabio  em 17/07/2013: 01:43

    Olá queria saber se é normal,comprei um tênis no site da Netshoes e parcelei em 7 vezes no cartão de débito,o pagamento foi confirmado tudo certinho,recebi o produto dentro do prazo e a primeira parcela na fatura do cartão normal.Mas no segundo mês não constou a segunda parcela na fatura,e agora será que vai vim cobrando a segunda e a terceira parcela no terceiro mês?

  39. Cartão e Crédito  em 23/07/2013: 15:22

    Fabio, o mais interessante é entrar direto com sua operadora de cartão para saber o que houve.

  40. Geromil  em 9/08/2013: 15:10

    Olá, fiz um cartão telhanorte no mesmo dia que efetuei uma compra, quando assinei o contrato, isso era mais de 9:30 da noite o atendente nao informou que havia um seguro na minha fatura, só me informou da anuidade e claro do valor da parcela. Essa cobrança veio e a operadora disse nao ter o que fazer, que sou obrigado a pagar porque a clausula esta clara no contrato. Acho um absurdo isso, pois nao pedi nada disso e se tivesse sido informado nao autorizaria essa cobrança. Depois fui a loja e o mesmo atendente me informou que era só pagar o valor da fatura sem o seguro, inclusive me imprimiu outro boleto corrigido. Na operadora nao consta esse novo boleto por isso nao sei o que fazer. Nao quero pagar uma coisa que nao pedi, mas também nao quero ter meu nome incluido nos cadastros de “mau pagador”.
    Obrigado e aguardo resposta

  41. orliz monica de oliveira  em 22/08/2013: 13:33

    meu nome é orliz monica de oliveira,Quando eu faço mhas compras,quardo todas as notinhas e gravo na mha mente todas compras que fiz com meu cartão de credito,este mês quando eu abri mha fatura levei um baita susto, tinha uma compra de uma passagem de avião da tam site no valor de R$ 840,00.Não sei pra onde e foi que fez essa compra.Como posso saber essa informaçao.

  42. Cartão e Crédito  em 23/08/2013: 13:51

    Mônica, entre em contato com a operadora de cartões para ter mais detalhes. Avise-os do débito indevido.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito