Cartao de Credito

Como Consultar o Saldo do FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, funciona como uma reserva monetária para quem trabalha com carteira assinada. Assim, em situações emergenciais, como no caso de uma doença grave ou de perda do emprego, o beneficiário pode resgatar essa reserva acumulada durante os anos de trabalho. Também é possível resgatá-la caso tenha sido despedido sem uma causa justa e, assim, utilizar o fundo para cobrir algumas despesas até que o trabalhador consiga um novo emprego.

O banco responsável pela administração das contas do Fundo de Garantia é a Caixa Econômica. Enquanto o dinheiro está guardado, o Governo Federal o utiliza para financiar serviços públicos como, por exemplo, na construção de habitações populares ou em melhorias na infra-estrutura urbana.

No momento em que o trabalhador necessita do dinheiro (situações previstas pela legislação específica), o saldo disponível pode ser sacado diretamente na CEF.

Como consultar o saldo/extrato do FGTS?

FGTSQualquer trabalhador pode consultar seu saldo ou extrato da conta do FGTS a qualquer momento, independente se ainda está empregado ou desempregado. Inclusive, é recomendável que faça a consulta periodicamente para ter certeza se a empresa está depositando os valores corretamente. A consulta fica disponível pela internet, no site de Serviços Sociais da Caixa Econômica. Veja, passo a passo, como fazer a consulta pela internet:

Acesse a página do FGTS

O Governo Federal disponibiliza um site com informações sobre o Fundo de Garantia: www.fgts.gov.br. Entrando lá, é possível fazer a consulta ao saldo ou extrato, como na imagem abaixo:

Consultar extrato completo do FGTS

Consultar extrato completo do FGTS

Para ter acesso ao extrato, é necessário clicar no botão amarelo. Você será encaminhado para a página de Serviços Sociais da Caixa Econômica.

Preencha o formulário de solicitação

Para efetivar a consulta, o trabalhador precisará informar seu Número de Identificação Social (NIS). Caso a senha de acesso ainda não tenha sido criada, é possível criá-la pelo próprio site no momento do primeiro acesso. Veja:

Consulta ao saldo do FGTS

Consulta ao saldo do FGTS

Com o NIS e a senha em mãos, basta clicar em “Ok” para consultar o seu saldo disponível. Se não, selecione a opção “Cadastrar Senha” para fazer seu cadastro de acesso. Depois disso, você poderá consultar seu extrato pela internet sempre que quiser. Dica: seu NIS está anotado na Carteira de Trabalho.

Cartão do Cidadão

O trabalhador que possui o Cartão do Cidadão também pode utilizá-lo para consultar o saldo/extrato do FGTS nos caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica. Para tanto, basta inserir o cartão no terminal de autoatendimento, digitar sua senha de acesso, escolher a opção “FGTS” e depois “Consultar Extrato”. Os caixas eletrônicos também podem ser usados para outras consultas relativas aos benefícios concedidos ao trabalhador.

Para emitir o Cartão do Cidadão, procure uma agência da Caixa Econômica e apresente sua CTPS, documento de identidade e comprovante de residência.

Como sacar o FGTS

Antes de tentar sacar seu Fundo de Garantia, sugerimos que você leia com atenção as Condições e Documentos Para Saque do FGTS. Acessando o link você saberá toda a documentação necessária para retirar o valor guardado na conta da Caixa nas mais diferentes situações previstas por lei. Os documentos e condições variam conforme a situação para saque.

As ocasiões em que o saldo do FGTS pode ser retirado são: 1- demissão sem justa causa, 2- término do contrato de trabalho com prazo determinado, 3- rescisão do contrato após impedimento do empregador, 4- rescisão por motivos de força maior, 5- aposentadoria, 6- necessidade pessoal urgente ou grave devida a catástrofes quando o município de residência do trabalhador declarar estado de emergência, 7- suspensão do trabalho avulso, 8- falecimento do trabalhador, 9- idade superior a 70 anos, 10- portador de HIV, 11- neplasia maligna, 12- doença em estágio terminal, 13- 3 anos sem contribuir como regime de FGTS,  14- aquisição de casa própria ou amortização da dívida.

Para tirar sua dúvidas, entre em contato pelo telefone: 0800 – 726 0101. O número funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Mais informações também podem ser obtidas no site: www.fgts.gov.br.



Por: Emília Silva. Categoria: Dicas // Tags: , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito