Cartao de Credito

Como fazer o Salário render mais o mês inteiro em 2016?

Com preços elevados graças à crise econômica que assola o país há algum tempo, chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando na conta é quase um milagre. No entanto, você não precisa de poderes mágicos para alcançar esse objetivo se tiver disciplina financeira. Algumas dicas podem fazer com que o seu salário renda, mesmo em época de vacas magras.

A questão principal é adequar os seus gastos à sua renda. Tomar como verdadeira a velha regra de que não se pode gastar mais do que se ganha. Será que você não tem gastado demais com coisas supérfluas? Suas despesas são compatíveis com o que você ganha por mês? Essas são questões importantes, pois o endividamento está diretamente relacionado ao consumo excessivo.

Para ajudar você a economizar, preparamos algumas dicas simples. Seguindo todas elas, seu salário durará mais e também será mais fácil realizar seus objetivos financeiros.

Anote todas os seus gastos

Um bom primeiro passo é anotar todos os gastos de alguma forma, poderá usar um caderno, uma folha avulsa, uma planilha no computador ou mesmo um aplicativo de celular que auxiliará muito por estar sempre a mão.

Mesmo que você faça isso apenas por um mês, será importante notar para onde o dinheiro está indo e, a partir daí, estabelecer metas e mudanças necessárias. Faça esse experimento por 30 dias. Assim que receber, comece a anotar todas as despesas, desde as maiores, como aluguel, até as insignificantes, como um cafezinho na padaria. Essas informações serão muito úteis para um planejamento maior de como o salário será gasto no futuro.

Fim de Mês

Medo do fim do mês? Saiba como sobreviver com o salário até o dia do recebimento

Corte gastos desnecessários

Os gastos desnecessários são um escoadouro de dinheiro. Anotando tudo, você vai notar que tem coisas que consomem partes significantes da renda sem trazer mais qualidade de vida.

Alguns serviços como pacotes de TV, assinaturas de revistas e planos de telefonia podem ser cancelados ou alterados para atender melhor às suas necessidades e reduzir gastos. Que tal manter somente os canais que realmente são assistidos em casa? Ou diminuir um pouco dos custos com telefone mandando mais mensagens gratuitas? Essas pequenas medidas são essenciais para o salário render mais.

Priorize o pagamento de dívidas

Quem está com dívidas deve ter com principal meta quitá-las pois elas só aumentarão de tamanho. Antes de pensar em juntar dinheiro ou se planejar para realizar um sonho, o pagamento dos débitos é o mais importante.

Faça um levantamento de tudo o que é devido e comece pagando as dívidas mais caras (aquelas com juros elevados). Se for o caso, procure o banco para conseguir um empréstimo com encargos menores ou tente negociar com os credores um acordo de pagamento. Mesmo que leve um tempo, se organizar para quitar as dívidas proporcionará um maior conhecimento sobre as finanças, permitindo, no futuro, que o dinheiro dure mais tempo.

Evite viver de aparências

Nossa sociedade acaba nos impondo um estilo de vida muito baseado no consumo. Por isso, tendemos a gastar demasiadamente com mercadorias e serviços que apenas oferecem status e nenhum valor intrínseco para nossas vidas.

Um carro 0 km, por exemplo, pode oferecer vantagens reais ou só serve para chamar a atenção dos vizinhos e amigos? Itens como roupas de marca e eletrônicos de última linha podem custar caro apenas pelo valor agregado. O ideal é pensar bem no que de fato vale a pena, pois as aparências enganam e, na verdade, a opinião dos outros faz bem menos diferença do que costumamos imaginar.

Outas dicas

Não compre por impulso, pois essa é a fórmula perfeita para aquisições desnecessárias;
Promoções e descontos podem ser positivos, mas evite comprar produtos somente porque estão abaixo do preço;
Planeje-se sempre para gastar menos do que você ganha, deixando uma margem para imprevistos;
Se está endividado, não faça novas dívidas e tenha cautela com o uso do cartão de crédito.



Por: Emília Silva. Categoria: Dicas // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito