Cartao de Credito

Cuidados ao Pagar um Boleto Bancário

A opção de pagar no boleto bancária é muito prática para quem não tem cartão de crédito ou quer que o desconto seja feito a vista. No entanto, é possível tomar bastante cuidado com essa modalidade de pagamento, pois existem muitas fraudes ligadas aos boletos. A dica é ficar sempre atento, principalmente nos documentos emitidos pela internet.

Fraudes com Boleto

Nos casos de fraude, o comprador paga por uma mercadoria ou serviço mas não recebe o que pagou. O problema é a falta de garantias, já que no pagamento com o boleto o dinheiro é simplesmente transferido para outra conta sem que o pagador possa se certificar de que receberá pelo que pagou. Isso não quer dizer que você não pode aproveitar os descontos e benefícios do boleto bancário, apenas que deve ter um cuidado redobrado. Veja o que fazer para evitar os golpes!

De Olho no Boleto

Com o boleto em mãos, observe com atenção todas as informações contidas. Confira:

  1. se o nome do cedente corresponde ao da empresa que você contratou;
  2. se os três primeiros números da linha digitável correspondem ao banco que emitiu o boleto;
  3. se o código de barras possui alguma falha que impede a leitura automática;
  4. se os demais dados conferem com a sua compra.

Segurança no Computador

Fraude no Boleto Bancário

Fraude no Boleto Bancário

As fraudes em boletos costumam ser feitas por vírus presentes no seu computador, geralmente baixados juntamente com o arquivo do boleto. Por isso, é importante estar sempre atento a todos os downloads realizados e manter o antivírus do computador atualizado. Na hora de imprimir o boleto, observe se o site é o do banco que o emitiu. Se for diferente, é bem possível que esse seja um documento falso, pois este é um dos primeiros indícios de fraude.

Na Dúvida

Pintou uma dúvida quanto a procedência do boleto? O ideal é entrar em contato com o suposto banco emissor antes de confirmar o pagamento. Você também podem procurar a empresa que vendeu o produto para verificar se está tudo certo com a boleta. Pode parecer excesso de precaução, mas esse pequeno cuidado ajuda a evitar os golpes e dores de cabeça futuras.



Por: Emília Silva. Categoria: Dicas // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito