Cartao de Credito

Dicas de segurança: como evitar golpes no cartão

Com o uso do cartão crescendo entre os brasileiros, a quantidade de crimes relacionados aos cartões tem subido também. Já vi muita gente paranóica com relação a isso, gente que até tem cartão de crédito, paga as anuidades e prefere não usar por medo de ser vítima de algum golpe. Nem precisa dizer que acho isso uma grande bobagem: cartão é pra ser usado, e não é o medo de um golpe que vai te dizer quando é vantajoso ou não utilizar seu cartão. O que é importante aqui, como em qualquer coisa na vida, é ficar atento e evitar riscos desnecessários.

Aqui vão algumas dicas simples de como evitar a maior parte dos golpes que você pode sofrer com o cartão. A lista pode parecer grande, mas o conteúdo é simples. Um pouquinho de prática e elas se tornarão hábito.

  • Memorize sua senha para saques em caixa automático. O seu papelzinho com a senha não só pode ser perdido ou espiado por alguém, mas pode se tornar um chamariz para um golpista que esteja por perto prestar atenção em você.
  • Evite senhas óbvias. Nada de datas de aniversário de familiares, casamento, endereço, placa do carro, números repetidos, sequências etc.
  • Caso seu cartão fique preso na máquina, utilize o telefone dentro do terminal para pedir ajuda. Não saia de perto do caixa nem aceite ajuda de estranhos.
  • Na hora de comprar, não deixe o atendente se afastar de você com o cartão. Caso ele precise sair de onde você está, acompanhe-o e não perca o cartão de vista.
  • Esbarrões são uma tática velha para roubar pequenos objetos. Às vezes, uma trombada pode ser usada para o ladrão substituir seu cartão por um falso. Se você sentir algum empurrão em uma loja ou terminal bancário, ainda que pareça acidental, confira se o seu cartão é mesmo o seu.
  • Olhe ao seu redor antes de usar seu cartão num terminal bancário. Se notar alguém suspeito próximo de você, não faça suas operações. Saia e procure um outro terminal.
  • Ao digitar a senha, não pronuncie os números.
  • Deixe seu corpo próximo da máquina para que seus dedos não fiquem visíveis para as pessoas que estiverem por perto.
  • Não digite sua senha ou número de cartão em telefones públicos ou que memorizem os números digitados.
  • Não empreste seu cartão nem passe sua senha para alguém. Golpistas muitas vezes se baseiam na confiança da vítima. Desconfiar não faz mal a ninguém.

Se você percebeu que teve seu cartão furtado, roubado, trocado, clonado etc:

Procure imediatamente a polícia e registre a ocorrência. Isso é importante para você provar futuramente que os gastos que o golpista fez no seu cartão não foram feitos por você. Isso permite também que a polícia investigue o crime e possa encontrar os bandidos.

Ao mesmo tempo, comunique ao banco ou a sua operadora de cartão o acontecido e peça o cancelamento daquele cartão.

Se você suspeita que aconteceu alguma coisa com o seu cartão, mas você não tem certeza, por exemplo, se você acha que há algo de errado no plástico ou mesmo se veio em sua fatura algo que você não comprou, entre também em contato com a operadora imediatamente para apurar essa situação.

Se você estiver na dúvida, você deve bloquear seu cartão até verificar se houve realmente algum problema. Quanto antes você avisar seu banco ou operadora, mais rápido você poderá resolver seus problemas e evitar que novas fraudes sejam praticadas.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
4 Comentários
  1. orlians carvalho  em 7/03/2014: 12:24

    Quando se compra via telefone (polishop, por exemplo) e se fornece o nº do cartão para o atendente (inclusive os 3 nºs de segurança), há algum risco envolvido?
    Grato.

  2. Cartão e Crédito  em 29/03/2014: 15:12

    Sim, há riscos. Tenha certeza de que o local da compra é confiável.

  3. Joarez olsen  em 2/03/2015: 19:48

    Muito bom é importante alertar as pessoas,sobre pessoas mal intencionadas.

  4. Cartão e Crédito  em 17/04/2015: 11:10

    Joarez, este é nosso papel. Agradecemos a visita e até a próxima.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito