Cartao de Credito

Diferença Entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

Nos últimos, temos acompanhado a alta do dólar, motivada pelas oscilações do mercado depois da reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, muito tem se falado sobre as declarações do doleiro Alberto Youssef na investigação do caso da Petrobras. Essa situação traz à tona uma dúvida que muitas pessoas têm em relação à cotação da moeda estrangeira: qual é a diferença entre o dólar comercial, o dólar turismo o dólar paralelo? Hoje tentaremos esclarecer essa questão.

Dólar

Dólar

Dólar Comercial

A cotação comercial do dólar diz respeito às transações de exportação e importação, por isso recebe esse nome. Em outras palavras, as entradas e saídas de dinheiro relacionadas ao comércio exterior, serão baseadas nessa cotação. O dólar comercial também é usado quando o governo realização movimentações financeiras fora do país. Na prática, essa conversão não se aplica ao cidadão comum, que realiza o câmbio para viajar ou fazer compras internacionais. Ela só vale para brasileiros que vivem em outros países e tomam empréstimos com registro no Bacen.

Dólar Turismo

De um modo geral, a cotação do dólar turismo é a que mais interessa para pessoas físicas. Ela é usada para definir os custos de compras no exterior, aquisição de dólar para viagens, transações feitas com o cartão de crédito fora do país ou recargas de cartões pré-pagos em dólar. Não existe um limite para operações feitas com dólar turismo, por isso, algumas pessoas utilizam essa modalidade para realizar pagamentos dentro do Brasil também.

Dólar Paralelo

Como o próprio nome indica, o dólar paralelo é aquele que não está inserido nos meios oficiais de comércio. Isso quer dizer que essa cotação só é usada em transações ilícitas, externas ao controle do Banco do Central. Casos que envolvem lavagem de dinheiro, tráfico ou sonegação de impostos utilizam o dólar paralelo. Os chamados doleiros, que compram e vendem a moeda estrangeira ilegalmente, também operam com essa cotação não oficial.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito