Cartao de Credito

Fraudes e golpes na Internet: proteja-se

A internet não é só o paraíso da informação e do consumo, é o lugar perfeito para a aplicação de golpes e fraudes. Usuários de cartão que não estão atentos para isso podem se tornar presas fáceis para quadrilhas de falsificadores e golpistas.

Mas como um usuário comum pode se prevenir contra esse tipo de crime que envolve quadrilhas altamente especializada e com grandes recursos tecnológicos? Se você acha que as fraudes a cartão são cometidas somente por esses especialistas, é aí que você se engana. A maior parte dos golpes na internet são feitos sem nenhum recurso especial, contando principalmente com a colaboração da vítima que, enganada, fornece seus números de cartão, contas bancárias e até senhas. Muitas vezes ela só vai perceber que tinha alguma coisa errada quando descobre que seu dinheiro sumiu, dias depois do golpe.

Um dos tipos mais comuns de golpe é chamado de Spoofing e geralmente opera em conjunto com o golpe do Phishing.

O que é Phishing?

É uma fraude virtual que tenta recolher informações importantes de uma vítima (por exemplo, número e senha do cartão, conta bancária etc.) por meio de um e-mail ou outro meio eletrônico que se faz passar como de alguma pessoa ou empresa confiável. O estelionatário envia uma mensagem, por exemplo, pedindo que o usuário recadastre seu número e senha de uma conta. O recebedor da mensagem, inadvertidamente segue as instruções e acaba fornecendo a própria senha do banco para o ladrão!

O que é Spoofing?

O spoofing é um tipo de fraude um pouco mais elaborado, mas para deixar as coisas simples por aqui, vamos dizer que é basicamente um site falso. O site pretende se passar um site que você confia ou que você recebeu o link em seu e-mail mas é na verdade uma falsificação, mais uma vez, destinada a retirar informações sensíveis de você.

Cuidado com os bandidos que se escondem atrás da tela do computador!

Como evitar essas fraudes?

Se você entendeu como esses golpes funcionam, saber como evitá-los é evidente: não confie em e-mails de procedência duvidosa, fique atento se há alguma coisa estranha no site que você entrou (muitas vezes temos essa sensação sem saber dizer exatamente o que há de diferente), e o mais importe: nunca dê números, senhas e informações importantes na internet. Não as escreva em e-mails, não preencha formulários de atualização de bancos ou operadoras de cartão etc. Bancos e operadoras de cartão não pedem recadastramento por e-mail nem possibilitam acesso online sem que você se cadastre ou confirme seu cadastro por outro meio que não a internet.

Muita gente acha que esse tipo de golpe não existe de verdade porque é totalmente dependente da colaboração da vítima. Ora, todo golpe depende da colaboração da vítima e, ao que parece, nunca faltou “mercado” para esses bandidos. Usuários de internet muitas vezes não têm esse tipo de maldade e são extremamente desatentos, então,  na dúvida, não bobeie.  Não seja você o próximo a cair no conto-do-vigário.

Se recebeu um e-mail e ficou em dúvida se foi mesmo a empresa informada que enviou, entre diretamente em contato com a mesma, para saber se o e-mail realmente foi enviado por ela.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito