Cartao de Credito

Imposto de Renda – Como Evitar a Malha Fina

O prazo para enviar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda se iniciou no dia 1º de março de 2013. O contribuinte tem até 30 de abril para efetuar o envio, mas vale a pena fazer isso o quanto antes. Quem entrega a declaração mais cedo tem mais tempo para resolver possíveis problemas na documentação e também recebe a restituição do imposto mais rapidamente. Com o objetivo de facilitar esse processo para nossos leitores, hoje daremos algumas dicas para você declarar rendimentos e despesas da forma correta e evitar a malha fina.

Como Declarar os Dependentes

Declaração IRPF 2013

Dicas para Evitar Problemas com a Receita Federal

Muitas pessoas acabam caindo na malha fina da Receita Federal devido à declaração relativa aos dependentes. Antes de mais nada, vale lembrar que o valor da dedução em 2013 é de R$1.974,72 por cada dependente. É muito importante que o contribuinte declare qualquer patrimônio ou rendimento de seus dependentes. A mesma pessoa não pode ser declarada como dependente de dois contribuintes diferentes. Um filho, por exemplo, deve aparecer somente na declaração do pai ou da mãe, mesmo que dependa financeiramente de ambos.

Outras Dicas

Além do cuidado com a declaração dos dependentes, alguns pontos importantes não devem ser esquecidos na hora de preencher os formulários:

  • Caso você tenha mudado de emprego em 2012, lembre-se de solicitar o informe de rendimentos da empresa antiga e incluir esses dados em sua declaração;
  • Se você tem algum imóvel alugado, não deixe de informar esse rendimento;
  • Ao declarar gastos com educação e saúde, respeite os valores encontrados nos comprovantes e não deduza despesas que tenham sido feitas com outras pessoas que não você ou seus dependentes.

Importante: os comprovantes de todas as despesas devem ser guardados por pelo menos 6 anos. Durante todo esse período, a Receita Federal pode solicitar essa documentação para conferência dos dados informados em sua declaração. Fique atento e evite possíveis problemas.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito