Cartao de Credito

O que é Débito Automático

A idéia por trás do débito automático é muito interessante: além de gerar comodidade, por não se ter de preocupar com idas ao banco ou lotéricas para pagar as contas, ela é a garantia de que as contas sejam pagas na data correta, independente de atraso no envio da fatura, com facilidades e sem perda de tempo.

Débito Automático

Débito Automático

Débito Automático

Basicamente, o usuário autoriza junto a seu banco o débito automático de contas de empresas que mantenham um convênio de débito automático. Dentre estas empresas estão as companhias energéticas, de água e esgoto, gás,  telefonia, cartões de crédito, TV a cabo e por assinatura, jornais e revistas. Até mesmo as quotas de seu imposto de renda podem ser pagas automaticamente por este serviço. O valor das contas são debitados diretamente no saldo da conta corrente do usuário no dia do vencimento. A maioria dos banco não cobra por este serviço e oferecem boas ferramentas para gerenciar suas contas em débito automático, como apresentar suas contas nos lançamentos futuros e a possibilidade de bloquear ou cancelar os débitos.

Mas antes de passar a estes pontos interessantes, devemos lembara que, caso o usuário não tenha saldo disponível na conta corrente na data do pagamento, o banco irá buscar fundos diretamente no cheque especial. Nesse caso, mesmo com a tranquilidade do débito automático, é interessante acompanhar de perto os pagamentos pois não vale a pena pagar um juro de 8% ao mês do cheque especial quando, a maioria dos convênios de débito automático trazem juros bem baixos (excetuando talvez, os cartões de crédito). Nesse caso, é melhor tirar sua conta do débito automático e aguardar uma ocasião onde poderá pagar.

Suspender ou Bloquear Débito Automático

Se por algum motivo, digamos, uma cobrança indevida, você queira bloquear seu débito automático, isso também é possível bloquear o pagamento automático da conta até o encerramento do expediente (18hs) do dia de pagamento da fatura.

Com isso é possível renegociar os valores da fatura ou, como no caso dado acima, evitar o pagamento dos altos juros do cheque especial. É importante lembrar que o bloqueio do pagamento somente acontece no mês requerido. Nos próximos meses as faturas continuarão a ser debitadas automaticamente. Para não ter mais suas contas debitadas automaticamente, é necessário cancelar o débito automático.

Cancelar o Débito Automático

Também é possível cancelar os débitos automáticos a qualquer momento pelo seu banco. Nesse caso, deve-se fazer o procedimento inverso pelo internet banking ou caixa eletrônico.



Por: Cartão e Crédito. Categoria: Dicas // Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. maria angelica ferre  em 18/02/2011: 12:44

    otima, pois sempre que ia passar o cartão fico confusa. não saberia dizer direto qual, espero que com vcs possa esclarecer todas as duvidas obrigados.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito