Cartao de Credito

O que é estorno? Como solicitar devolução de valores?

O assunto de hoje é o estorno, mas antes de entrarmos especificamente na questão da devolução do dinheiro, vamos esclarecer que a escrita correta é estorno com “s” e não extorno com “x”. A origem é o verbo estornar, que significa “não concretizar, não realizar”. Por isso, no ramo financeiro usamos o termo estorno para nos referir às transações canceladas.

O estorno normalmente é feito em pagamentos com cartão de crédito. Se você compra um produto pela internet, por exemplo, e observa depois do recebimento que ele não funciona devidamente, é preciso entrar em contato com o vendedor para solicitar a devolução da mercadoria e o estorno do pagamento. Nesse caso, o valor relativo à compra será adicionado à sua fatura do mês seguinte.

Outro exemplo comum de estorno é quando na hora de usar a maquininha o lojista acaba passando o valor errado. Já aconteceu comigo de numa compra de R$60 reais a cobrança ser de R$600. Eu não observei antes de digitar a senha e só reparei quando vi o comprovante. O estorno foi realizado na mesma hora e o valor devido passado novamente. O mesmo acontece quando um valor é debitado duas vezes de seu cartão, algo que já é automático pelas operadoras.

Direitos do Consumidor

O direito ao estorno se ampara no Decreto 6523/08, que afirma:

§ 3o  Quando a demanda versar sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a cobrança será suspensa imediatamente, salvo se o fornecedor indicar o instrumento por meio do qual o serviço foi contratado e comprovar que o valor é efetivamente devido.

Assim, é preciso ter clareza sobre as situações em que o estorno é cabível. Segundo o Procon-SP, é possível estornar uma compra em casos de:

  • desistência;
  • cancelamento;
  • erro no valor da compra;
  • não reconhecimento de cobrança.

Quando é lançada na fatura do cartão uma despesa que não foi feita pelo usuário, é necessário abrir a contestação da cobrança para, depois, receber o estorno.

Estorno

Veja como estornar compras feitas com o cartão

Como Solicitar a Devolução?

Existem duas formas de proceder para solicitar um estorno. A primeira delas é diretamente no estabelecimento onde a compra foi realizada e com anuência do lojista. As máquinas de cartão usadas pelo comércio possuem a ferramenta de estorno com emissão do comprovante. Dessa forma, o processo de cancelamento da compra é simples e realizado na mesma hora e você poderá facilmente acompanhar pelo comprovante emitido além de acompanhar pela sua fatura.

A outra maneira de fazer a solicitação é junto a administradora do cartão. Essa medida é válida para compras realizadas há mais tempo, que tenham sido identificadas posteriormente ou quando a cobrança errônea foi feita pela empresa responsável pelo cartão de crédito e não pelo lojista. Se você adquire uma mercadoria com defeito, por exemplo, é possível tentar o estorno pela administradora, mas nem sempre o problema será resolvido.

Quanto Tempo Demora?

Dependendo da forma como o estorno foi solicitada, é possível que leve um tempo até que o limite apareça no seu cartão.

Se a sua fatura do cartão já estiver fechada naquele mês, somente na próxima cobrança é que o valor será reembolsado na forma de crédito. Quando isso acontece é preciso que você pague o que foi cobrado erroneamente e aguarde o ressarcimento no próximo mês.

Se a fatura ainda estiver aberta, o lançamento do estorno será feito imediatamente e, tanto o débito quanto o crédito, serão lançados juntos. A soma zero não causará nenhum problema ao consumidor e será muito fácil de acompanhar. Isso é válido para compras a vista ou parceladas.

Sempre que pedir um estorno, exija o comprovante da transação. Assim você poderá acionar os órgãos cabíveis se o problema não for resolvido após a solicitação.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Marina Conceição Serrano Gabriel  em 10/11/2015: 21:33

    Efetuei uma compra no Extra.com ,no dia 23/09/2015 a entrega ficou marcada para 12 dias úteis,um dos itens um aparelho de DVD foi entregue antes da data marcada más a petisqueira foi trocada a da de entrega duas vezes.Depois de uns dias recebi a mensagem que a petisqueira estava em falta. Na fatura de Outubro foi cobrada a primeira parcela e na de Novembro a segunda e até hoje dia 10/11/2015 não recebi nenhuma mensagem sobre a devolução do meu dinheiro. Grata.Marina.

  2. Cartão e Crédito  em 14/11/2015: 19:37

    Marina, este problema é resolvido diretamente com a loja da compra e não com o cartão, exatamente.
    Entre em contato com eles que eles oferecerão a melhor maneira de te estornar o dinheiro, seja por crédito em produtos, depósito em conta ou pelo cartão de crédito.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito